A maré baixa ocorre à tarde, o que já indica lua minguante ou crescente, quando a maré não seca o suficiente para proporcionar um bom passeio.
A praia tem mais de um quilômetro de piscinas naturais que se formam na maré baixa. Com máscara e snorkel, é possível ver lindos peixes.
Por outro lado, durante as Luas minguante e crescente, quando o Sol, Terra e Lua formam um ângulo de 90º, ocorre a maré de quadratura ou maré morta, ou seja, a diferença do nível do mar entre a maré alta e baixa terá uma menor amplitude.
Os coeficientes de marés se calculam partindo dos seguintes parâmetros do sol e da lua: ascensão reta, declinação, paralaxe e distância da Terra ao astro. Apesar de que os coeficientes de marés sejam os mesmos para todo o planeta, afetam de maneira muito diferente à amplitude das marés em função do lugar onde estamos.
Maré é o fenômeno da subida e da descida do nível das águas de uma região por causa dos efeitos gravitacionais criados pela Lua e pelo Sol.
Se você observar da areia da praia o nível da água, perceberá que, quando se inicia o período da tarde, a água vai “subindo” a areia e aproximando-se. Essa é a chamada maré alta ou preamar – que é o nível máximo das marés.
Domingo 25 abril 2021, 17:45 -03 (GMT -0300). No momento, a maré está subindo em Santos. Como se pode ver no gráfico, a maré mais alta de 1.
A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações. Esse tipo de onda é classificado como mecânica, uma vez que precisa de um meio de propagação.
A maioria das ondas se formam a partir do sopro do vento na superfície do mar. O vento bate na água e causa uma ondulação composta de pequenas ondas entre 1 e 2 cm que são chamadas de ondas capilares. Quanto mais veloz e durável for o vento, maior será a altura da onda.