Biomas do Brasil: conheça as 9 principais ameaças
A seguir, apresentamos uma lista dos problemas mais comuns enfrentados pelos biomas brasileiros, bem como as possíveis soluções para torná-los mais protegidos e sustentáveis.
A degradação dos biomas acontece no país por diversos fatores, entre eles os que mais colocam em risco a preservação das formações vegetais são: o desmatamento, as queimadas, a mineração e a construção de grandes empreendimentos.
Normalmente os motivos para a devastação de um bioma correspondem a necessidade de aumentarem a economia de um local, assim inserem fatores econômicos como indústrias, gado, agricultura, retira de madeira para a venda e afetam diretamente o ecossistema.
Entre diversas atividades humanas que degradam os biomas esquecidos, uma delas é protagonista na destruição do Cerrado, da Caatinga e dos Pampas: o desmatamento. Especialistas chamam atenção para a necessidade de regulamentar terras e traçar projetos para um uso sustentável da área.
Sim, os biomas determinam ou influenciam as atividades humanas, visto que eles possuem características de clima, de vegetação, de vida animal e vegetal, sendo que os grupos humanos se organizam a exploram esses biomas com base em suas potencialidades.
O clima é subtropical. Caracteriza-se por manguezais, baías, lagoas, costões, restingas e, a partir de Torres, por uma faixa contínua de praias. É uma região que atraí bastante turistas, principalmente o estado de Santa Catarina. São espécies típicas dessa região a capivara, o guará, a lontra e a baleia franca.