Lunação, período sinódico da Lua ou mês sinódico é o tempo transcorrido entre duas luas novas consecutivas. Esse período tem a duração de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2,9 segundos, o que corresponde a dias.
29,5 dias
Período sinódico (S): é o intervalo de tempo decorrido entre duas configurações iguais consecutivas. É o período de revolução aparente do planeta, em relação à Terra. Período sideral (P): é o período real de translação do planeta em torno do Sol, em relação a uma estrela fixa.
365 dias
Explicação: Período orbital é o tempo que um planeta leva para dar uma volta completa em torno do sol. ... Quanto maior a distância entre um planeta e o sol, maior tende a ser o trajeto que ele deve percorrer para dar uma volta completa. Consequentemente, um maior trajeto tende a exigir mais tempo para ser percorrido.
Segundo o estudo, publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical, esse é menor o período orbital já observado para um planeta desse tipo, que é um gigante gasoso semelhante em tamanho e composição a Júpiter. O planeta foi batizado de NGTS-10b e está situado a cerca de 1mil anos-luz da Terra.
Os meses. O mês sinódico ou lunação é o intervalo de tempo médio entre duas fases iguais da lua consecutivas. ... O mês sideral é o período de translação da Lua em relação a um referencial fixo. Sua diferença com o mês sinódico se explica pelo fato deste depender de uma composição dos movimentos da Terra e da Lua.
O período sinódico é o tempo que um astro leva a reaparecer no mesmo local em sucessiva conjunções com o Sol, sendo que é o período orbital aparente (a partir da Terra) desse astro. A Lua tem um período sideral de 27,3 dias e um período sinódico de 29,5 dias. ...
Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua e, portanto, conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.
Em 30 de novembro, além de marcar a última Lua Cheia do mês, é o dia em que os observadores do céu poderão admirar um eclipse lunar penumbral.
Entretanto como o ciclo lunar tem duração menor que os meses de 30 e 31 dias é possível que ocorram duas luas cheias em um mesmo mês. Considerando a duração do ano solar de 365 dias dividido pelo tempo médio dos ciclos lunares de 29,53 dias observamos que ocorrem 12,36 ciclos ao ano, portanto um ciclo a cada mês.