A noradrenalina excita, principalmente, os receptores α, com menor intensidade os β, enquanto a adrenalina excita ambos com a mesma intensidade. ...
b) Drogas antiadrenérgicas: Efeitos adrenérgicos regulados por células efetoras = efeito normal. Adrenoceptores: no interior da superfície da membrana da célula. Se dividem em α e β = método de avaliação entre receptores.
CATECOLAMINAS OU AGENTES SIMPATOMIMÉTICOS As catecolaminas são substâncias derivadas da beta feniletilamina e suas ações são determinadas pelas suas ligações às três classes principais de receptores: alfa, beta e dopa. Adrenalina, noradrenalina, dopamina e dobutamina são os agentes simpatomiméticos mais utilizados.
Adrenérgicos são fármacos que estimulam a atividade dos receptores adrenérgicos. As catecolaminas: noradrenalina, adrenalina e dopamina são muitas vezes são utilizadas como fármaco, mas a maioria dos agonistas existentes são análogos estruturais destas substâncias.
Um efeito muito importante é o efeito nos vasos sanguíneos. A adrenalina, ao se ligar a esse receptor, acoplado à proteína Gq, estimula uma cascata, que resulta em aumento de cálcio, e o resultado é a vasoconstricção.
A noradrenalina intensifica a vasoconstrição periférica e a adrenalina aumenta a frequência, podendo predispor o coração a arritmias perigosas.
Além de aumentar a energia química no organismo para que este possa dar respostas rápidas ao estresse, a noradrenalina também atua sobre o sistema cardiovascular aumentando os batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo. A noradrenalina atua como um importante vasoconstritor, ou seja, na contração dos vasos sanguíneos.
Atua também sobre o sistema cardiovascular, aumentando, por exemplo, o fluxo sanguíneo. Além disso, atuam no sistema respiratório, dilatando os bronquíolos e aumentando a concentração de oxigênio no sangue.