O impetigo é uma infecção da pele causada por Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes ou por ambos, levando à formação de úlceras crostosas e amareladas e, por vezes, de pequenas vesículas cheias de um líquido amarelo. O ectima é uma forma de impetigo que provoca lesões profundas sob a pele.
Manifesta-se por meio de bolhas maiores, repletas de um liquido transparente que com o tempo torna-se turvo. O contágio pode ocorrer por meio de pequenas lesões na pele, como picadas de insetos, arranhões e cortes. Ao coçar a região afetada e tocar outras áreas do corpo, a própria pessoa pode espalhar a infecção.
Medidas de Prevenção e controle: higiene pessoal, em especial lavagem de mãos, higiene das roupas de cama, uso de toalhas de banho individual, orienta-se que troque a roupa pessoal diariamente, que a roupa depois de lavada seja secada ao sol e se possível passada a ferro, quanto mais seca a pele do paciente menor é o ...
Para tratar o impetigo, o médico normalmente recomenda o uso de pomadas antibióticas, como Bacitracina, Ácido Fusídico ou Mupirocina, por exemplo. Porém, o uso constante ou frequente dessas pomadas podem levar à resistência bacteriana, não sendo indicado que sejam usadas por mais de 8 dias ou de forma frequente.
O diagnóstico é feito pelo pediatra ou clínico geral por meio da avaliação das lesões e exame microbiológico, que consiste na análise do líquido presente dentro das bolhas, sendo possível determinar qual a bactéria responsável pelo impetigo e qual o melhor antibiótico para o tratamento.
Todo mundo é capaz de reconhecer a aparência de um furúnculo. No começo ele é apenas uma erupção vermelha e dolorida na superfície da pele que, depois, se transforma em uma pequena bolsa com pus. Diferente de uma espinha comum, porque é mais profundo e causa maior dor, é também conhecido como abscesso de pele.
Existem diferentes tipos de impetigo que apresentam características e sintomas ligeiramente diferentes:
Compressa de calêndula e arnica Um excelente remédio caseiro para impetigo é aplicar compressas molhadas no chá de calêndula com arnica devido as suas propriedades antimicrobianas e cicatrizantes que ajudam a curar as feridas mais rápido.
“Em média, o tratamento dura cerca de dez dias. Entretanto, depende da forma em que a dermatose se apresenta. Se for simples, sem bolhas, a intervenção é local, com aplicação de pomadas de antibióticos.
O tratamento de impetigo se resume principalmente em limpar a pele com sabão e água, secagem e aplicação de creme antibiótico. Quando as lesões são extensas, a utilização de um antibiótico via oral é necessária.
Como se pega: o Streptococcus pyogenes pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa por meio do compartilhamento de talheres, beijos ou secreções, como espirros e tosse, ou por meio do contato com secreções de feridas de pessoas infectadas. Doenças que pode causar: uma das principais doenças causadas pelo S.
Estreptococos são microrganismos aeróbios Gram-positivos que causam muitos distúrbios, incluindo faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite. Os sintomas variam com o órgão infectado.
Entre a 35ª e 37ª semanas de gestação os obstetras fazem habitualmente o exame do cotonete, que consiste na obtenção de material da vagina e do ânus com uma espécie de cotonete para pesquisar a presença do Estreptococos do grupo B. Se o exame for positivo, significa que a mãe está colonizada.
A infecção bacteriana pode ser transmitida para o bebê durante o parto normal – quando o pequeno está passando pela vagina da mãe, região onde vivem os estreptococos do grupo B.
- Nas 48 horas anteriores ao exame, é necessário seguir os cuidados abaixo: Não fazer uso de creme e/ou óvulo vaginal que contenha antibiótico. Não utilizar ducha interna nem realizar lavagem interna nas 48 horas que antecedem o exame.
O exame do cotonete é um exame que deve ser realizado entre a 35ª e a 37ª semana de gestação e que tem como objetivo identificar a presença da bactéria Streptococcus agalactiae e sua quantidade.
Para realizar a coleta pode-se urinar e tomar banho. Não fazer uso de antissépticos, medicações tópicas e uso de antibiótico oral. Manter abstinência de relação sexual nas últimas 24 horas anteriores a coleta. No período anterior à coleta, não usar ducha ginecológica.
Para prevenir a infecção por Streptococcus B de início precoce, entre 35 e 37 semanas de gestação, é feito um exame. O exame é chamado de cultura para Streptococcus, mas é mais conhecido como “exame do cotonete”. Neste teste, são colhidas amostras da vagina e do reto da mulher através de um cotonete.
Teste do cotonete O teste do cotonete é um método pouco seguro no qual a mulher deve esfregar a ponta de um cotonete no canal vaginal, perto do colo do útero, para identificar se existe presença de sangue.
Testes caseiros de gravidez
3Já o teste do colo do útero consiste no toque para verificação da altura, consistência e características do colo uterino. 4Mas ainda tem duas características do colo do útero que ajudam a identificar a gravidez, se ele estiver mole e alto, existe a chance de estar grávida.
Nos primeiros dias de gravidez o útero e todo o corpo feminino começa a sofrer alterações devido ao aumento de progesterona. Nos primeiros dias o útero sofre uma pequena expansão o que ocasiona o aumento abdominal do baixo ventre que é tão notado pelas mulheres no inicio gestacional.
Assim, se você quer sentir o seu colo do útero, deverá inserir o dedo indicador na vagina. Perceba que a vagina tem uma estrutura rugosa e ao final dela você irá sentir uma bolinha bem lisinha e com um furinho no meio, isso é o colo do seu útero. E é por esse furinho que sai a menstruação e o bebê.