Quando contraído com a preposição a, o pronome demonstrativo aquele deverá ser escrito com acento grave indicativo de crase, tal como as suas formas flexionadas:
Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.
A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. ... Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.
h) Antes dos pronomes demonstrativos esta(s), essa(s), isto, isso. i) Antes dos pronomes relativos que, quem, cuja(s). - Nome próprio geográfico: com nomes de lugar (cidade, estado, país, continente, planeta), o fenômeno da crase acontece quando a palavra admite artigo "a".
Letra A - “À falta de coisa melhor para fazer, muita gente assiste à televisão sem sequer atentar para o que está vendo.” O primeiro sinal de crase não pode ser suprimido pois faz parte de uma expressão do idioma “à falta de”, não podendo, portanto, ser alterado. ... Sendo assim, a crase também é necessária.
Resposta. Resposta: 1) a crase deve ser retirada na alternativa a, b, d, f. obrigado a todos.
Crase é o nome dado à fusão de vogais idênticas. ... Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.
Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a.
Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. ... Outra diferença entre há ou a é que há também é utilizado quando o verbo haver expressa tempo passado.
Etimologia (origem da palavra a). Do latim a; ad, 'a'.
"é", com acento, é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo :ser". "e", sem acento, é conjunção aditiva.
A diferença entre a rural e agrário radica em que: O termo agrário inclui todas as atividades do setor primário; enquanto o termo rural é o mais amplo, incluindo qualquer atividade desenvolvida em espaços não urbanos.
Assim, você já deve ter deduzido que o vereador cria leis e fiscaliza a ação do prefeito, que, por sua vez, é quem coloca essas leis em prática. ... Por exemplo, um vereador não pode comprometer-se a começar obras caso seja eleito, já que elas só podem ser implementadas pelo Poder Executivo, isto é, o prefeito.
O Vereador é membro do poder Legislativo, eleito pelo povo, tendo como funções legislar, ou seja, criar leis que tornem a sociedade mais justa e humana; a fiscalização financeira e da execução orçamentária, mantendo o controle externo do Poder Executivo Municipal, e ainda, o julgamento das contas apresentadas pelo ...
A partir da constituição brasileira de 1934, o cargo de prefeito passou a ser o único, em todo o Brasil, ao qual estão atribuídas as funções de chefe do poder executivo do governo local, em simetria aos chefes dos executivos da União e do estado, portanto, em forma monocrática.
Funções e Atribuições do Vereador
A primeira é legislar. A principal tarefa de um vereador é apresentar e analisar propostas para melhorar a vida dos munícipes. Ele pode fazer isto através de Projetos de Lei e de Emendas à Lei Orgânica do Município. Outra função muito importantes dos vereadores é a de fiscalizar.
Um vereador pode apresentar diversos tipos de proposições legislativas. Entre elas podemos citar: emenda à Lei Orgânica, projetos de Lei Complementar, Lei Ordinária, Decreto Legislativo, Moções, Projetos de Resolução, Moções, Requerimentos, Emendas Parlamentares, Recursos, Pareceres, Indicações e Representações.