A atividade de água assume valores de 0 a 1, sendo considerados alimentos ricos em água livre acima de 0,9 (RODRIGUES; ZAMBIAZI; FERRI, 2009). A maioria das frutas e hortaliças apresenta atividade de água próxima a 0,9, sendo considerados alimentos com alta perecebilidade.
A medida mais comumente empregada para expressar a estabilidade de um produto é a determinação do nível de água em sua forma livre, que em alimentos, denomina-se Índice de Atividade de Água, Aw, que é determinada pela fórmula: Aw = P/P0.
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
A secagem artificial é um processo de remoção de umidade, que implica o uso de equipamentos e condicionamento do ar de secagem pelo controle da temperatura, umidade relativa e velocidade do ar de secagem.
A secagem do café inclui preparo (secar os grãos propriamente dito) e armazenamento. No Brasil, atualmente, existem basicamente utilização de dois métodos para secagem do café, em terreiros ou secadores mecânicos e podem levar de 8 até 30 dias de acordo com o tipo de café, terreiro e condições climáticas.