Tirinha é um gênero textual, de cunho humorístico, as vezes político, feita de pequenas falas que muitas vezes, tem um tom ambíguo. E é representada por desenhos, que ilustram a obra, muitas vezes, constituído por quadro quadrinhos sequenciais, ela é um subgrupo da história em quadrinhos o HQ, por ser mais curtas.
As tiras exploram questões relacionadas à interpretação da linguagem verbal e não-verbal em diversos contextos sociocomunicativos. Além disso, o gênero textual explora aspectos principais da tira como a interpretação da seqüencialidade, humor, ironia e interação entre os personagens.
A charge é um tipo de ilustração que geralmente apresenta um discurso humorístico e está presente em revistas e principalmente jornais. ... A charge constitui um gênero textual interessante, que combina a linguagem verbal e a não verbal, e pode indicar opiniões e juízos de valores por parte de quem enuncia (o chargista).
sistema geocêntrico
Resposta. Resposta: a) João Baptista Figueiredo, último presidente do regime militar.
O sistema representado na charge é o geocentrismo segundo o qual a Terra ocupa o centro do sistema solar e o sol gira em seu entorno; Essa teoria foi desenvolvida por Claudio Ptolomeu e era defendida no início da Era Cristã.
Resposta. Resposta: Soldado e Cristo.
Resposta. Resposta: Personagem da esquerda: 2° estado (nobreza) + personagem central: 3° estado (burguesia e povo) + personagem da direita 1° estado (clero).
A charge expressa uma crítica ao monopólio de chá da Inglaterra, que não permitia que os EUA comercializassem o produto, que era de suma importância e presença cultural na época. ... Também observa-se referências à Boston na imagem, fazendo relação com a revolta do chá, que ocorreu nessa cidade americana.
Resposta. Resposta: Querem um país assim, mas se ninguém faz a sua parte nada muda.
As personagens foram representados na charge são os três estados da sociedade francesa, pois a população foi dividida de acordo com as propriedades provenientes da Idade Média. Os dois estados mais privilegiadas eram o clero e a nobreza, que não ultrapassavam 3% da população.
2-Observe a gravura, produzida na época da Revolução Francesa de 1789 O despertar do Terceiro Estado. Pode-se afirmar que os personagens da gravura representam. ... revolução.
3 – Observe a gravura abaixo, produzida na época da Revolução Francesa de 1789 e intitulada de “O despertar do Terceiro Estado”. Pode-se afirmar que os personagens da charge acima representam: ( A ) o ideal que caracterizava o estado Absolutista, segundo o qual o poder do monarca não conhecia limites.
Terceiro Estado – Pessoas que não faziam parte do clero ou da nobreza. Formado por cidadãos comuns. Correspondiam a mais de 95% da população da França e sustentavam a sociedade. Cortesãos, Burgueses, camponeses, criados, comerciantes e demais profissionais formavam o terceiro estado.
O que é o Terceiro Estado? (Qu'est-ce que le tiers état?, em língua francesa) é um texto político escrito em 1789 pelo escritor, eclesiástico e político francês Emmanuel Joseph Sieyès.
O terceiro estado era destinado ao povo, aos proletários e aos servos. Eles queriam menos regalias para a nobreza, como mais impostos e maiores salários.