Otimizado: Conheça os melhores modelos de Raio X odontológico
O equipamento de raio-X serve para tirar radiografias, que são como fotografias da parte interna do corpo. Por meio dessas imagens, é possível observar estruturas anatômicas, como ossos, órgãos e vasos sanguíneos, sem precisar de cirurgia.
Quando os raios-x incidem sobre o paciente, a placa recebe as imagens. Depois, a imagem é colocada em um leitor para ser transferida para o computador. Já a DR (radiografia digital ou direta) não necessita de chassis; ela processa as imagens usando uma placa de circuitos sensíveis à radiação.
Quais as vantagens da radiologia digital e da convencional?
A vantagem da utilização da tela é reduzir a exposição do paciente à radiação. Entretanto, a desvantagem é a diminuição da qualidade da imagem, com aumento de ruído devido à dose reduzida, e redução da resolução espacial devido à dispersão da luz.
6 meses
“Coloca-se um afastador de lábios na boca com o objetivo de afastar os lábios dos dentes. Depois disso, o rosto do paciente é posicionado no equipamento e a máquina registra a imagem”, explica a dentista. É um processo rápido, simples e que não causa nenhum tipo de dor ao paciente.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a cárie não se inicia com uma cavidade, mas sim por uma mancha branca, que é resultado da desmineralização da superfície do dente envolvido. Ao secar bem os dentes e com iluminação adequada, costuma ser possível observar essa mancha.
O principal sintoma de cárie é a dor de dente, no entanto outros sinais e sintomas que podem surgir e serem indicativos de cárie são:
Sintomas de Cárie