Equinodermos e cordados formam um grupo chamado deuterostômios. ... Enquanto nos deuterostômios a boca se forma depois, o primeiro orifício formado virá a ser o ânus, extremidade final do sistema digestivo nestes animais. A deuterostomia é uma das principais novidades evolutivas dos equinodermos.
Se metarmofisa, e dá origem ao adulto. A classe das estrelas do mar apresenta a larva bipinária ciliada, que é a larva jovem. Apresenta simetria bi radial e contém 3 pares de vesícula celômica, boca e anus. Após algum tempo, esta larva se fixa e se metamorfisa na larva braquiolária.
Nos pepinos-do-mar, há uma série de filamentos ao redor da boca, pelos quais passa o líquido celomático, que funcionam como brânquias. Não há pigmentos transportadores de oxigênio. Os ouriços-do-mar possuem brânquias dérmicas, análogas às brânquias periorais dos pepinos-do-mar e também ocupadas por líquido celomático.
Apesar de possuirem sexos separados, os ouriços-do-mar não apresentam dimorfismo sexual externo. O sexo só pode ser determinado após a liberação dos gametas. Os óvulos e espermatozóides são liberados na água através dos gonóporos (localizados na região aboral); a fecundação ocorre, portanto, no meio externo.