O envenenamento provocado pela ingestão de baiacus é uma das mais graves formas de intoxicação por animais aquáticos e o veneno (tetrodoxina) normalmente está em maior concentração no fígado, baço, vesícula biliar, nas gônadas e na pele, podendo provocar a morte em poucos minutos, após o consumo5.
Segundo especialistas, o baiacu é um dos peixes mais venenosos do mundo. Ele libera a tetrodotoxina, uma substancia que ataca o sistema nervoso e pode ser fatal. Nos peixes pequenos, o veneno está espalhado pelo corpo inteiro. Já nos grandes a tetratoxina se concentra nas vísceras e na pele.
Mecanismo de ação Esta toxina liga-se aos canais de sódio dependentes da voltagem NaV dos músculos e dos nervos e bloqueia-os. A ligação da tetrodotoxina impede a passagem dos iões de sódio pelo canal, o que resulta numa impossibilidade de ocorrer a despolarização e propagação de potenciais de ação.
A substância não é fabricada pelos baiacus, mas por bactérias que ficam alojadas nos peixes. E elas podem ser espalhadas por todo o corpo do animal – desde as escamas até o fígado.
O Fugu é saboroso, mas pode matar se não for preparado com cuidado. O Fugu, conhecido no Brasil como Baiacu, é um dos peixes mais venenosos do mundo. Em alguns períodos da história do Japão, o prato foi proibido e até o hoje é o único que imperador japonês não pode provar, para sua própria segurança.
fugu
baiacu
Baiacu, baiagu, sapo-do-mar, peixe-balão ou lola (ainda que este termo se aplique mais ao género zoológico Takifugu) são as designações populares comuns a diversos peixes da ordem dos Tetraodontiformes, comuns na fauna fluvial da América do Sul e, mais especificamente, do Brasil.
Com quais peixes devo tomar cuidado?
Os acidentes com peixes peçonhentos são comuns no Brasil. Os peixes que mais causam acidentes no país são os bagres, entretanto os causados pelo peixe chamado niquim são um dos que têm piores efeitos, pois a ferida pode evoluir rapidamente para uma necrose.
Os acidentes vulnerantes ou traumáticos podem ser causados por diversas espécies, entre elas a piranha, bacu, candiru e espardate (peixe de água salgada). O poraquê causa acidente devido sua descarga elétrica.
10 animais mais mortais encontrados no oceano
Hipopótamo
Sapos ponta-de-flecha. Com ampla distribuição no país, as espécies de animais venenosos do Brasil que mais merecem destaque em termos de saúde pública são: escorpião-amarelo, escorpião-marrom e escorpião-amarelo-do-nordeste.
8 animais mais peçonhentos do Brasil
Lonomia
Os 25 animais mais perigosos do mundo
Qual o animal mais perigoso do mundo?
Lobo cinza Os lobos vivem em bandos, o que os torna perigosos. Ao chamado do lobo mestre, o bando pode facilmente atacar uma pessoa.
lobo-cinzento
Lembre-se: lobos não são animais domesticados. Os cães foram criados para serem submissos e para auxiliarem os humanos, ou seja, para servirem como animais de estimação – esse processo levou mais de 10 mil anos. Os lobos, por outro lado, passaram este mesmo período vivendo na natureza selvagem.
Conheça o lobo-guará, animal que estampa a nota de 200 reais.
Existem três espécies de lobos : o lobo vermelho (Canis rufus), o lobo da etiópia (Canis simensis) e o lobo cinzento (Canis lupus). Segundo alguns autores, esta última espécie pode ser subdividida em cerca de 30 subespécies, entre as quais se encontra o lobo ibérico (Canis lupus signatus).
Os lobos são animais mamíferos da família Canidae, sendo o representante selvagem da família que também inclui a raposa e o cachorro. Existem três espécies de lobos: o lobo-cinzento (Canis lupus), o lobo-etíope (Canis simensis) e o lobo-vermelho (Canis rufus), além de muitas subespécies.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O lobo, nome utilizado para designar a espécie Canis lupus, é um animal que vive em algumas regiões do Hemisfério Norte, sendo encontrado nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Canadá. A sua distribuição já foi muito maior do que a atual.
Apesar do porte e da aparência, é animal inofensivo ao homem, de comportamento dócil, e raramente há briga entre eles. O nosso lobo 'bom' vive em campos abertos, no caso do Brasil no Cerrado, Campos Sulinos, na Caatinga e na borda do Pantanal.
Além da Itália, onde cerca de um quarto dos lobos são negros, os lobos cinzentos negros só são encontrados na América do Norte. Altamente adaptável, o lobo cinzento pode prosperar em florestas temperadas, montanhas, desertos, taiga, tundra, pastagens e algumas áreas urbanas.
O lobo-vermelho é nativo da América do Norte e a sua área de distribuição era, originalmente, toda a zona sudeste dos Estados Unidos, leste da Pennsylvania, sul da Flórida e no sudeste do Texas. Hoje em dia existem apenas cerca de 250 exemplares, dos quais 200 encontram-se em cativeiro.
Habitat: Como o Coiote, o Lobo Vermelho adapta-se a uma variedade de habitats bastante grande, incluindo pântanos, solos úmidos, solos secos, com vegetação pobre e florestas. 3. Hábitos Alimentares: As presas favoritas do Lobo Vermelho são a nutria, coelhos, pássaros e outros pequenos roedores.