Muita gente não sabe como fazer apud, mas na verdade é mais fácil do que parece. Sempre que você for fazer uma citação de citação, basta acrescentar “apud” no começo ou final da citação, indicando o autor responsável por ela, e o outro que a citou.
Apud (do latim junto a; em; perto de) citado por, conforme, segundo – pode, também, ser usada no texto e em nota de rodapé. De forma geral, recomendamos a não utilização do apud no seu texto. Você só deve utilizá-lo para citar obra difícil de ser encontrada ou artigos raros.
Cita-se o primeiro autor seguido da expressão "e col." (abreviatura de "e colaboradores") ou "et al." (abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros"). É importante manter uma uniformidade em toda a tese, qualquer que seja a expressão adotada.
Quando se tratar de capítulo de livro a referência deverá seguir a seguinte ordem: AUTOR (do capítulo). Título do capítulo. In: AUTOR (da obra).
Se há desconhecimento do lugar, a indicação é feita por [S.I.], que significa: sine loco. Se não há editora, a forma é [s.n.], que significa: sine nomine.
No caso de citações que vieram de trabalhos acadêmicos as referências devem começar pelo sobrenome do autor (caso haja mais de um, colocar em ordem alfabética), título, ano e total de folhas. Exemplo: SILVA, M.
Modelo de Referência ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.
SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO (tipo de participação do autor na obra, Org(s), Ed(s) etc. se houver).
A Norma indica como elementos desse tipo de referência: nome do autor, título da obra, subtítulo, se houver, edição (da segunda em diante), local, edi- tora, ano da publicação, número do volume, se a obra tem mais de um volume.
* Tradução: quando for documento traduzido, colocar a expressão 'Tradução por' ou 'Tradução de' seguida do nome do tradutor, logo após o título da obra. ** Edição: indicar, a partir da segunda edição, logo após o título da obra, em algarismo arábico seguida de espaço e da abreviatura da palavra edição.
Estilo ABNT. Referencie o E-book Kindle como se referenciasse um livro comum. No corpo do texto, após transcrever a citação, abra parênteses. Escreva o último sobrenome do autor em caixa alta, o ano da publicação e a página em que você pode encontrar a citação.
Para fazer a citação, vá novamente na aba Referências e clique em “Inserir Citação” após sua citação propriamente escrita. E se você tiver baixado um arquivo em pdf, mas não tem mais acesso ao link para referenciar como fonte de citação? Neste caso terá de citá-los como tese, dissertação ou monografia.
Como Fazer Citações no TCC nas Normas da ABNT
Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editor, ano de publicação. Número de páginas ou volume.
Porém, quando se trata de como fazer uma citação na redação do Enem ou outros vestibulares e concursos, fica muito mais fácil: basta referenciar o autor antes ou após a citação e colocá-la entre aspas, quando se tratar de uma citação direta.
Não há problemas em citar séries e filmes, você só precisa contextualizar com o tema, ou seja, assim como outras referências, você pode usar assuntos retratados na ficção para exemplificar o que acontece na realidade.
A função dos dois pontos é introduzir palavras, expressões ou frases que servem para esclarecer ou explicar uma passagem anterior. Usa-se dois pontos: - antes de uma citação ou da fala de alguém.
Veja agora algumas expressões que poderá usar: