Reserva legal – é uma reserva obrigatória que tem por finalidade assegurar a integridade do capital social; podendo ser utilizada para aumentar o capital da empresa ou absorver os prejuízos contábeis.
Basicamente, é uma conta reserva que integra o patrimônio líquido da organização, guardando uma parte dos lucros já apurada pela contabilidade. Sua função é reforçar a saúde financeira da empresa e proteger o capital social, trazendo mais segurança para suas operações.
A reserva de lucros são contas formadas pelos lucros que foram gerados pela empresa, mas que não foram distribuídos aos seus acionistas e sócios. Dessa forma, esses lucros não-distribuídos são apropriados pela empresa e permanecem dentro do patrimônio líquido da mesma.
As Reservas para Contingências (Art. 195 da Lei da S.A) são espécie de reserva de lucros,e são constituídas no sentido de possibilitar que a companhia possa compensar, no futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado.
As reservas de lucros são constituídas basicamente de cinco reservas, que são: Reservas Legal. Reservas Estatutárias. Reservas para Contingências.
Dividem-se em:
A Reserva Legal é uma das contas de reserva da contabilidade da empresa e é feita para guardar parte do patrimônio do negócio de maneira obrigatória. A proporção a reservar, segundo a lei, é de 5% do lucro líquido do período, até que o valor acumulado nesta conta seja de 20% do Capital Social.
Tais contas de reservas são: Reserva Legal; Reserva Estatutária; Reserva para Contingências; Reserva de Lucros a Realizar; Reserva de Lucros para Expansão; Reserva de Incentivos Fiscais.
As contas de passivo representam a origem, a fonte do investimento na organização, essas contas registram as obrigações e o patrimônio líquido e divide-se em quatro grupos principais, que são: Passivo Circulante, Passivo Exigível a Longo prazo, Passivo não circulante e Patrimônio Líquido, sendo este dividido em capital ...
Já o passivo não circulante é aquele a ser liquidado depois do exercício social seguinte ou no caso do ciclo de operações ser maior do que um ano, ou seja, são aquelas obrigações que a empresa possui a longo prazo.
Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.
O ativo da empresa corresponde aos bens e direitos que ela possui e que podem ser convertidos em dinheiro. É a parte positiva do balanço patrimonial e identifica onde os recursos da foram aplicados.
O balanço patrimonial é um relatório contábil gerado após o registro de todas as movimentações financeiras de uma empresa em determinado período. ... A demonstração informa toda a situação patrimonial, ou seja, os bens, direitos e obrigações de uma empresa.
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.
Traduzindo, DRE nada mais é do que um relatório que demonstra de forma resumida as operações realizadas pela empresa. Nele são confrontadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.
O DRE é um dos relatórios mais importantes para uma empresa, para que possa analisar de forma detalhada a situação da empresa e verificar se a empresa obteve lucro ou prejuízo durante o exercício. Esta é uma forma de saber se é possível investir ou se precisa cortar gastos, por exemplo.
A DRE tem como principal objetivo apresentar de forma vertical e resumida todo o resultado que foi apurado durante o exercício em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período que, normalmente é de doze meses e a partir disso ela consegue observar se houve lucro ou prejuízo.
A Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é um documento contábil que tem como objetivo resumir o resultado líquido de um exercício financeiro. Isso é realizado por meio do detalhamento de todas as receitas e despesas da empresa, com o intuito de mostrar se a empresa teve lucro ou prejuízo.
A DRE (demonstração do resultado do exercício) é uma ferramenta contábil utilizada para verificar a saúde financeira da organização, que visa mostrar o lucro ou prejuízo da empresa em um certo período. ... Ou seja, a demonstração do resultado do exercício é responsável por mostrar a saúde financeira do negócio!
O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um dos livros contábeis que, juntamente com o Balanço Patrimonial, reflete a saúde financeira de uma empresa, sendo usada como ferramenta de análise administrativa ou gerencial.
Para início de análise, levamos em consideração que a construção do DRE acontece a partir de valores que são referentes à receita bruta de vendas ou serviços prestados e suas deduções (impostos e abatimentos). A partir dessas informações, é possível encontrar o valor da receita líquida das mesmas vendas e serviços.
Um plano de contas deve ser completo, bem estruturado, condizente com as normas e preceitos contábeis aceitos. Quais São Os Principais Objetivos De Um Plano De Contas? Podemos citar como principal objetivo de um plano de contas o de parametrizar os registros da organização dentro de normas de conduta aceitável.
Quais são as contas do patrimônio líquido? O Patrimônio Líquido é formado pelas contas de Capital social, Reservas de Lucros Reserva de Capital, Ações em tesouraria, Ajustes de avaliação patrimonial e Patrimônio Líquido Negativo.
O Patrimônio Líquido (PL) é uma sub-conta do Passivo Total, que compõe o Balanço Patrimonial de qualquer empresa. ... O patrimônio líquido é calculado do balanço pela diferença entre o Ativo Total e o Passivo Exigível.
Podemos considerar como contas de Patrimônio Líquido, EXCETO: a) Empréstimos de Sócios/Acionistas. b) Capital Social. c) Capital Social a Integralizar.
Alguns exemplos de ativos são: estoque (de produtos acabados ou de matéria-prima); bens, como máquinas, equipamentos e prédios; e ainda contas de ativos financeiros, como investimentos ou duplicatas a receber. A sede da empresa, por exemplo, se for própria, é contabilizada como um ativo, pois faz parte do patrimônio.