A palavra familia (sem acento) e a palavra familha (com o dígrafo lh) estão erradas. O substantivo feminino família indica, principalmente, um grupo de pessoas que têm relação de parentesco (naturais e adquiridas) ou que vivem juntos, bem como que têm origem nos mesmos ascendentes.
substantivo masculino plural Pessoas que fazem parte de uma família; parentes. Quem se considera ou é considerado como integrante, como parte da família. adjetivo Que pertence a uma mesma família: tradições familiares. Que se tem como familiar, doméstico, que se conhece bem: comportamentos familiares.
Do latim familia(la), que significa o conjunto das propriedades de alguém, incluindo escravos e parentes; familia vem de famulus(la), que significa escravo doméstico.
O termo famulus, provavelmente oriundo do osco, designava o escravo que servia em casa, sob a autoridade de um patriarca. Ao conjunto de escravos que serviam sob o mesmo teto chamava‑se familia.
Na língua portuguesa, a palavra pai é proveniente do latim pater / patris. Tem a mesma a origem que a palavra padre.
Ser pai é descobrir o que existe de melhor no coração e oferecer ao seu filho. É dar e é receber amor sem limitações. Todo pai de verdade cuida e oferece o melhor que tem: carinho, apoio e atenção. Na verdade, ser pai consiste em um abraço cheio de ternura para toda vida.
Ao descobrir que será pai, diversas sensações começam a surgir: alegria, medo, dúvida, euforia, incerteza, êxito, ansiedade são alguns exemplos. Pensando nisso, no post de hoje falaremos mais sobre os pensamentos compartilhados por muitos homens que acabam de descobrir que serão pais.
Deu origem à «mâdar» persa, por exemplo. Deu também origem à «mãe» grega («mitéra»), russa («matʹ»), letã («māte»), irlandesa («máthair») e por aí fora. Curiosamente, deu também origem à «motër» albanesa, com a peculiaridade que, nessa língua, a palavra acabou por significar «irmã». Mistérios das línguas humanas…
Sabemos que o pai do pai é o avô, e que o pai do avô é o bisavô.