Aquela unidade de medida dos fios de cobre. American Wire Gauge (sigla: AWG) ou escala americana normalizada é o nome da unidade de medida usada para padronização de fios e cabos elétricos.
Dividindo-se o comprimento da bobina pelo número de espiras teremos a espessura de uma espira ou seja, o diâmetro do fio. Por exemplo se 10 espiras resultam num comprimento de 5 mm a espessura do fio é 0,5 mm.
Primeiramente vamos calcular a bitola correta do condutor apropriada ao motor de 5 Cv que funciona com tensão de alimentação em 110 volts. Considerando que um Cv equivale a 739 watts, teremos então: 739 x 5= 3695 watts. Chegamos à conclusão que o condutor de 6,0 mm² seria apropriado para o motor de 5 Cv.
O mais usual para tomadas é um disjuntor de 15 ou 16A, que vai depender do fabricante. Também poderá usar para a ligação um cabo de seção 2,5mm2 que suporta em media até 21 ampéres. As potencias devem sempre em TUG *(tomadas de uso geral devem ser 2540W em tensão 127 V e 4400W em 220 Volts).
Mas você pode se basear nas tabelas prontas que indicam a corrente elétrica (em ampére) por potência de ar condicionado. Por exemplo, essa tabela da LG tem alguns valores referência: Baseando-se nessa faixa de valores, a indicação é usar disjuntor de no mínimo 15A para o ar condicionado 10.
No caso dos condicionadores de ar, os próprios fabricantes indicam no manual ou na etiqueta da condensadora qual a amperagem necessária. Mas em média, para aparelhos de 9.