BOPE
Polícia Militar do Rio
Ela se assemelharia a unidade de operações policiais especiais no Brasil (batalhões, núcleos e comandos, entre outras). Uma SWAT é uma unidade treinada para executar operações de alto risco, como outras que existem em nosso país.
Nas décadas seguintes, até os dias de hoje, a ROTA permanece como a unidade policial de elite mais temida pelos bandidos em São Paulo. Criada em 15 de outubro de 1970, a ROTA compõe o Primeiro Batalhão de Choque e, desde sua criação, tem como objetivo o patrulhamento ostensivo e de maior risco.
O Grupo de Ações Táticas Especiais, GATE, é um grupamento policial de operações táticas especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no Brasil.
Estado de São Paulo
O foco do treinamento da ROTA é a abordagem e busca em veículos e pessoas, identificação veicular, legislação e outros assuntos de policiamento, enquanto que o BOPE é forte nas condutas de patrulhas a pé e combate urbano.
BOPE
O Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), criado para ser uma espécie de Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) do Interior, hoje, está presente em quase todo Estado. Suas viaturas escuras têm sequência de identificação inciada pela letra E, seguido do número do batalhão, companhia e registro do veículo.
Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) Ações táticas de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.
A Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) é uma tropa do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sendo ainda uma modalidade de policiamento do 1º Batalhão de Policiamento de Choque Tobias de Aguiar.
Batalhão de Ações Especiais de Polícia de São Paulo.
André Luiz Pacheco Pereira
R$ 5.
Pela Paz e Pela Ordem
servir e proteger
Além do Baep de Sorocaba, também há unidades na Capital, Grande São Paulo, São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba. Até 2018, eram apenas cinco Baeps em todo o estado.
dia 29 de julho
Aumentar a presença da Rota, sob o nome Baep, no interior era uma promessa de campanha do governador Doria. O primeiro batalhão do tipo foi criado pelo antecessor Geraldo Alckmin, em 2014, na época da Copa do Mundo, com foco em ações antiterroristas.
Artigo 1º - Fica criado, na Polícia Militar do Estado de São Paulo, como Órgão Especial de Execução, subordinado ao Comando de Policiamento do Interior-1 (CPI-1), o 3° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (3° BAEP), sediado em São José dos Campos.
O candidato deve ser brasileiro, ter no máximo 26 anos (completados até 31 de dezembro); altura mínima de 1,66m (homem) e 1,60m (mulher); ser solteiro; ter concluído o ensino médio (2° grau), além de não registrar antecedentes criminais. Os homens devem, ainda, ter cumprido com as obrigações militares.
Área Policial