Como você vê o seu corpo é a sua imagem corporal perceptual. Isso nem sempre é uma representação correta de como você é na realidade. Por exemplo, uma pessoa pode perceber-se com sobrepeso quando elas são realmente abaixo do peso. A maneira como você se sente sobre o seu corpo é a sua imagem corporal afetiva.
Segundo Saikali et al.
Ter uma imagem corporal saudável significa que a maioria dos seus sentimentos, ideias e opiniões sobre o seu corpo e aparência são positivas, aceitando e apreciando o seu corpo. Por conseguinte, maior será a satisfação com a aparência e a confiança em contexto de pares.
Nas aulas de teatro os alunos aprendem que por meio das aulas de linguagem corporal, é possível dizer tudo somente com os movimentos do corpo. ... O principal benefício em dominar a linguagem corporal está na coerência com a comunicação verbal, alinhando aquilo que é dito com a sua postura.
A imagem corporal pode ser entendida como a representação mental do nosso próprio corpo. Sendo a atividade física uma fonte de vivências corporais, faz-se necessário ter uma visão ampliada de seus efeitos sobre a imagem corporal.
A imagem corporal envolve três fatores: perceptivo, que é a percepção do próprio corpo e a estimativa de tamanho e peso do mesmo; subjetivo que é referente à satisfação, ansiedade e a preocupação com a aparência; e o comportamental que são situações evitadas devido ao desconforto pela aparência física 6.
Segundo Wallon apud Mattos (2008), esquema corporal é o elemento básico indispensável para a formação da criança. É a consciência do seu próprio corpo, consciência consigo mesmo, com os outros e com o meio em que vive.
O principal benefício é a melhora do sistema cardiovascular. Os exercícios diminuem a pressão arterial, favorecem a saúde e contribuem para a prevenção de doenças. A musculação aumenta a densidade óssea, ou seja, deixa os ossos mais resistentes. A diabete do tipo 2 também pode ser “tratada” com a prática de exercícios.
Através do brincar a criança desenvolve várias aptidões psicomotoras como correr, saltar, pular, rolar. O profissional da Educação Física também será de grande importância, atividades monitoradas e bem dirigidas, faz com que essa formação ficar ainda mais correta.
No ensino fundamental a criança tem uma capacidade maior de refletir sobre suas ações, de tomar consciência dos mecanismos que controlam seus movimentos.
O movimento pode ser "administrado" na escola para que não seja associado a indisciplina e que possa trazer benefícios no desenvolvimento dos alunos, por meio da relação entre educação e saúde física. Uma atividade para estimula o movimento escolar deve envolver dinâmica e trabalho em equipe.
Os movimentos são de grande importância biológica, psicológica e social, sendo fundamentais para a aprendizagem e para o desenvolvimento humano. ... O movimento é fundamental para a construção da autonomia, já que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância.