Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo.
Usos do travessão
O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos. O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (—) e tem como objetivo marcar o discurso direto ou destacar trechos em textos.
O travessão é um traço maior que o hífen e costuma ser empregado: - No discurso direto, para indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos. Por Exemplo: – O que é isso, mãe?
Citação direta Neste caso, nós abrimos aspas, inserimos o conteúdo e fechamos as aspas, informando o seu nome, profissão e um possível contexto. Geralmente, o nome do autor é escrito antes da citação direta, para que fique claro que se trata da frase de uma outra pessoa, devidamente sinalizada pelo texto.
O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor.
Citação Direta
Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.
Modelo de Referência ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do entrevistado. Título da entrevista. [Entrevista concedida a] Nome do Entrevistador. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p.
Quando citar informações verbais, obtidas em aulas, palestras, debates, comunicações etc, deve-se indicar o fato por meio da expressão informação verbal, entre parênteses, e mencionar os dados disponíveis em nota de rodapé.
As referências devem ter os elementos obrigatórios:
Menthor
O BNCC é um documento feito pelo Ministério da Educação, adotando a mesma regra dos documentos oficiais de outros Ministérios temos:
SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO (tipo de participação do autor na obra, Org(s), Ed(s) etc. se houver).
Referencie o livro didático na página de Referências.
Obs.: Quando for documento traduzido, colocar a expressão “Tradução de” seguida do nome do tradutor, logo após o título da obra.
Citação de Tradução Na citação direta de um documento que está em outro idioma, deve-se fazer a tradução do trecho que será citado, identificando-se o documento como de praxe. Colocar, após a citação e os dados da mesma, a expressão “tradução nossa” ou "tradução do autor".
LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do organizador (org.). Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do editor (Ed.).
Para publicações em língua estrangeira (livros, periódicos, trabalhos acadêmicos etc.), os elementos das referências devem ser preservados na língua de origem (local, data, edição, editora, título, autoria), com exceção das abreviaturas de volume, número, capítulo e página, em caso de revistas e jornais.
Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Sobrenome, Inicial do Nome, se for nome composto, Inicias dos dois nomes, Local de publicação, editora e ano de publicação. Exemplos: PAULANI, Leda Maria.
Se o livro for escrito por mais de três autores você deverá referenciar apenas o primeiro autor e, em seguida, utilizar a expressão et al. Se o livro for organizado por mais de um organizador você deverá referenciar apenas o primeiro organizador e, em seguida, utilizar a expressão et al. Exemplo: ASOR ROSA, Alberto.
Citação de mais de dois autores Cita-se o primeiro autor seguido da expressão "e col." (abreviatura de "e colaboradores") ou "et al." (abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros").
Livro: com mais de três autores Esse exemplo é até mais fácil do que os demais. Quando um livro tiver mais de um autor, você deve seguir a mesma sequência acima, entretanto colocará apenas o nome do primeiro autor seguido da expressão et al., que vem do latim e significa “entre outros”.
In: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. Título da obra. Local de publicação: Editora, ano de publicação. p.