O termo “aromático” surgiu no século XIX e sua origem está associada à fragrância de alguns desses compostos, como o benzeno, responsável pelo cheiro do carvão destilado, e o benzaldeido, que confere aroma a certas frutas.
Tem mais depois da publicidade ;) As duas formas de representar o benzeno são aceitas, pois é possível mudar os elétrons das ligações π sem mudar a posição dos átomos. ... O benzeno é bastante estável e age como se não tivesse as ligações duplas; ele dá reações de substituição como nos alcanos.
anel benzênico
C10H8
Como representado na Figura 1, o anel benzênico é um hexágono, onde cada vértice dessa forma representa um átomo de carbono. Além disso, ele pode ser representado com um círculo no meio ou com três traços alternados em seu interior, que representam as ligações duplas da estrutura.
Nomenclatura
A nomeclatura Iupac (oficial) dada a ela é benzeno. Além do benzeno, existem outros importantes hidrocarbonetos aromáticos, denominados condensados (quando a estrutura aromática está ligada diretamente à outra estrutura aromática):
Cadeia homogênea As cadeias abertas homogêneas recebem esse nome por possuírem apenas átomos de carbono e nenhum outro elemento. Logo, não apresentam heteroátomos. Esses compostos são constituídos apenas por moléculas de carbono ou de hidrogênio.