A paideia é o modo como era compreendida a educação na Grécia Antiga. O termo "paideia" deriva da palavra grega paidos (criança) e significa algo como a "educação das crianças".
Em seu livro A República, Platão afirma que a divisão do trabalho é essencial para a formação de uma cidade justa. Somente com uma separação apropriada das funções necessárias para a manutenção da cidade, pode-se chegar à justiça. Assim, Platão separou os cidadãos em três grupos: artesãos, guerreiros e filósofos.
Para os Sofistas: a pólis nasce por convenções; a justiça é o consenso quanto às leis; a finalidade da política é criar e preservar esse consenso – concórdia (2).
A finalidade da política A política se liga ao meio e não sobre o fim, corresponde à opinião corrente dos teóricos do Estado, que excluem o fim dos seus elementos constitutivos. Para Max Weber: "Não é possível definir um grupo político, nem tampouco o Estado, indicando o alvo da sua ação de grupo.
Os sofistas surgem exatamente nesse momento de passagem da tirania e da oligarquia para a democracia. São eles que procederão a uma reflexão mais propriamente sociológica da vida relacional dos homens, centrando suas atenções nos âmbitos da moral e da política.