A coelha pode dar à luz a partir da idade de seis meses. O período de gestação tem duração pouco inferior de seis semanas. A partir disso, em cada uma das quatro e seis ninhadas a cada ano ocorre o nascimento dentre quatro e oito filhotes, sem visão e pelados.
Esse bichinho simpático é famoso pela enorme capacidade de reprodução. Depois da primeira ninhada, a fêmea entra no cio a cada 10 dias. Mas ela não deve cruzar toda vez porque senão vai viver menos. Os criadores dizem que o ideal é cruzar de cinco a sete vezes por ano.
O coelho é um mamífero e, por isso, não 'bota' ovo, sendo alimentado nos primeiros meses de vida pelo leite da mãe. Ele se reproduz com muita rapidez e pode ter vários filhotes de uma vez só. ... A cada gestação nascem em média oito a nove filhotes, ou seja, gerando entre 25 e 50 filhotes por ano.
30 minutos
O ultrassom é o melhor método para detectar a gestação, já que ele é 100% preciso após os seis primeiros dias de gravidez. O veterinário pode realizar o ultrassom no próprio consultório para descobrir com rapidez e precisão se a coelha está esperando filhotes.
O número de filhotes de uma ninhada varia de indivíduo para indivíduo e também de gestação para gestação. Contudo, a média é de 6 a 8 coelhinhos.
5- A coelha não deita de lado para amamentar, fica em pé e os filhotes rastrejam por baixo dela de costas para mamar, por isso mesmo vendo a mãe dentro do ninho pode se pensar que não está amamentando. Às vezes enquanto amamenta fica lambendo os filhotes para limpá-los.
30 dias
4 - Desde pequeno também é importante habituá-lo ao toque das mãos e ao colo. Esses animais gostam, sim, de carinho, mas isso vai variar de acordo com a personalidade de cada um, o que só se revela com o tempo. É preciso ter cuidado ao pegar no colo pois eles têm um chute poderoso que pode arranhar.
Entre em contato com o veterinário imediatamente se ela não estiver amamentando. ... Você também precisa entrar em contato com o veterinário caso a ninhada seja maior do que oito filhotes, pois esse número pode ser maior do que a coelha consiga prover.
Coelho filhote: iniciação com alimentos sólidos
O que é permitido para alimentar coelhos?
CANIBALISMO: Ocorre, comumente em coelhas recém-paridas, pode acontecer, por que logo depois do parto, comem a placenta e membranas e, em seu estado de "estresse" (sede) podem comer algum filhote. ... Por instinto, as fêmeas devoram seus filhotes fora do ninho, para proteger o restante da ninhada.
Em alguns casos, os filhotes de uma ninhada podem nascer com alguma doença ou deficiência que não pode ser vista facilmente e que a mamãe deteta com o seu olfato apurado. Nesses casos, a gata supõe que o filhote não será capaz de sobreviver, decidindo comer a cria e evitar que ela contagie o resto da ninhada.
E colo é tudo o que o coelho não gosta, garante o veterinário. “Eles não são apropriados para serem carregados, mimados ou acariciados. Os coelhos se assustam com muita facilidade e ao serem levados ao colo por uma criança podem arranhá-la ou mordê-la para se defender”, alerta o médico.
Se o seu coelho não comer ração, deverá aumentar a quantidade de feno e legumes, mas isto é apenas uma referência para que tenha uma ideia, uma vez que cada animal é diferente. Você pode perguntar ao veterinário qual deve ser a quantidade ideal segundo o peso do seu coelho.
Frutas que coelho pode comer
Alimentos que o coelho pode comer: Couve, cenoura, pepino, salsa, almeirão, brócolis (Caule e as folhas), abobrinha, tomate, pimentão verde, hortelã, agrião, catalonia, aipo, acelga, nabo, espinafre, ramas de cenoura, ramas de beterraba, manjericão, alecrim, chichoria, couve flor, folhas de bananeira, folhas de goiaba, ...
Alguns coelhos são trituradores, ou seja, gostam de rasgar papel e panos para se divertir. Alguns gostam de arremessar brinquedos usando os dentes e depois ir buscá-los. Outros gostam de derrubar coisas. Preste atenção no comportamento do seu coelho e veja que brincadeiras ele aproveita mais.
Um coelho pode dar batidinhas nos dentes ao ser acariciado, do mesmo modo que um gato ronrona. Alguns fazem tal barulho quando estão se sentindo seguros e felizes na casinha ou gaiola. Se o coelho está batendo os dentinhos, sinal de que ele gosta de você.
Os coelhos são diferentes dos gatos e cachorros. Ao passo de que estes gostam de carinho no queixo, os orelhudos já não são lá muito fãs. Evite também a barriga e as patas do animal, pois são áreas de vulnerabilidade.
O momento de oferecer alguma guloseima que ele gosta, como uma verdura diferente ou um brinquedo, é a hora certa para que o coelho deixe que você se aproxime mais. Gradualmente, este tipo de atividade fará com que ele aprenda que não existe risco em estar perto de você.
São criaturas de hábitos e quando tem as coisas como querem, gostam que fiquem assim. Está assustado, furioso ou a tentar dizer-lhe que existe perigo (na sua opinião). Indica contentamento, como o ronronar dos gatos.