crossorigin="anonymous">
Veja abaixo os elementos básicos que constituem um projeto de pesquisa:
Para realizar uma investigação científica, é necessário executar as seguintes etapas:
Para muitos autores, o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência. Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científico são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc..
Método científico é o conjunto das normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos que têm o rigor da ciência, ou seja, é um método usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo.
Normalmente, o método científico segue algumas etapas básicas para que o planejamento da pesquisa seja orientado. Não é algo mandatório, mas o comum é a seguinte ordem: observação, elaboração do problema, levantamento de hipóteses, experimentação, análise dos resultados e conclusão.
metodologia comprovada: desenvolvimento e verificação durante um tempo suficiente para permitir a geração de todos os dados. reprodutibilidade dos resultados: a repetição do mesmo processo gera os mesmos resultados. Provamos isso com validações. abstração da realidade: através do uso de modelagem, entre outros.
Existem conceitos chave que orientam o pensamento científico: o ceticismo, a admiração, a curiosidade e o empirismo. O cientista verdadeiro é um profundo admirador da natureza e do universo. ... Se estimulada ela se desenvolve, mas a princípio somos todos curiosos.
O papel da ética é fundamental no desenvolvimento da ciência porque o desenvolvimento tecnológico e científico jamais pode transgredir os direitos humanos ou gerar a deterioração e comprometimento vegetal e animal.
A ética é uma característica própria a toda ação humana, tendo como objetivo facilitar a realização das pessoas. A ciência envolve investigação e busca pela verdade. Na ciência temos a ética como suporte para não haver erros, pois a responsabilidade faz parte da ética e é fundamental no meio cientifico.
Resposta. Natural (o estudo do mundo natural) versus Social (o estudo do comportamento humano e da sociedade). Menos formalmente, a palavra ciência geralmente abrange qualquer campo sistemático de estudo ou o conhecimento obtido desse.
“A pesquisa científica deve ter liberdade para escolher seu foco de estudo, seja ele qual for.” Em outras palavras, não importa o quão perigoso seja o organismo, a substância ou o meio estudado. A liberdade de conhecimento é e deve permanecer um bem inexorável.
A ética, quaisquer que sejam os adjetivos que se lhe agreguem, está sempre referida ao reconhecimento de limites às possibilidades. A idéia de que o possível não se autolegitima pertence à essência do agir ético, que pertence às entranhas do próprio ato de filosofar. Nesse sentido, ética é limite.