Diferença: 1 diferença, contraste, dessemelhança, dissemelhança, diferencial, diversidade. Desequilíbrio: 2 desequilíbrio, desproporção, discrepância, distinção, disparidade, distância, parcialidade, injustiça.
Significado de Desigualdade Ausência de equilíbrio; falta de proporção. ... Etimologia (origem da palavra desigualdade). Des + igualdade.
do latim aequalitate, igualdade, antecedida do prefixo dês, que indica negação. Uma desigualdade muito notada e criticada é a social, no Brasil um sério problema.
A desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo. Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.
A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais. Desigualdade social é um mal que afeta todo o mundo, em especial os países que ainda encontram-se em vias de desenvolvimento.
10 ações urgentes contra as desigualdades no Brasil
Não podemos tratar os desiguais como iguais, como se as diferenças não existissem. Para combater as discrepâncias sociais é preciso uma educação de qualidade com iguais oportunidades para todos, dentro dos parâmetros de universalização do ensino defendido pelo PNE. Mas é necessário mais do que isso.
A escola e as outras instituições sociais - como famílias, ONG's e Polícia Militar - poderiam elaborar as seguintes ações: criação de um calendário com eventos de promoção da dignidade humana - com temas importantes como segurança alimentar, emprego e planejamento financeiro.
A família é uma das mais importantes instituições de controle social que a sociedade possui. ... Diante desse viés, podemos dizer que a estrutura familiar sobrepõe a atenuação da desigualdade social na redução da criminalidade.
Segundo as estimativas da ONU, sem mudanças significativas, mais de 7% da população mundial poderá continuar na pobreza até 2030. Os líderes mundiais comprometeram-se a acabar com a pobreza até 2030.
Erradicar a pobreza no Brasil custaria R$ 10 bi por mês, estima IBGE. Combater a pobreza no Brasil, condição que atinge quase 55 milhões de pessoas ou um quarto da população, necessitaria um investimento adicional de cerca de R$ 10,2 bilhões todo mês.
Cinco atitudes e ações da ONU para acabar com a fome