É possível que uma pessoa tenha miopia, hipermetropia e astigmatismo ao mesmo tempo, porém não em um mesmo olho. O máximo que pode acontecer é miopia e astigmatismo em um dos olhos, e hipermetropia e astigmatismo no outro.
E é justamente aí que está a principal diferença entre miopia e astigmatismo: pessoas com miopia não conseguem enxergar apenas de longe; já quem possui astigmatismo vive com a visão embaçada ou borrada tanto de longe quanto de perto.
Nos doentes que padecem de astigmatismo e miopia juntos, a cirurgia de astigmatismo e miopia permite corrigir em simultâneo os dois erros refrativos. De igual modo, as técnicas utilizadas com mais frequência são o LASIK e lentes intra-oculares.
Miopia. Em pacientes míopes que não usam óculos, apesar de não haver progressão de grau, existem relatos de outros sintomas e incômodos como ressecamento nos olhos, fortes dores de cabeça, além de, é claro, a visão prejudicada. A miopia acomete muitas pessoas e é um dos distúrbios oculares mais comuns.
Tipos. Óculos de grau ou graduados — têm a finalidade de corrigir distorções ópticas causadas por problemas de visão como hipermetropia (seja ela presbiopia ou não), miopia e astigmatismo. Eles podem ser de vários materiais com vidro, resina, cristal, entre outros materiais.
Veja algumas orientações para começar a se adaptar com os óculos de grau:
Legendas da Receita:
Como calcular adição na receita de óculos Miopia, o sinal é negativo. Hipermetropia, o sinal é positivo. Adição, o sinal sempre será positivo também. Então, vamos fazer um exemplo de cálculo básico: se o grau é -2 (de miopia) e adição é +3 então seu grau para perto na lente vai ser de 1.