Esse estudo e elaboração de vários gêneros literários são de grande importância para toda a sociedade acadêmica, porque ele tende modificar o ambiente acadêmico e social da comunidade dos cursos de Letras, saindo do padrão textual da universidade, como ensaio, resumo, artigo.
Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. ... Trata-se de um componente da competência textual dos falantes, que lhes permite produzir textos adequados e interpretar como textos as produções linguísticas que ouvem ou leem.
O trabalho com os gêneros textuais possibilita um ensino mais atraente, como também é um conteúdo que desenvolve a oralidade. Cabe ao docente valorizar cada vez mais o aspecto escritor, leitor e oral de seus alunos, além de proporcionar aulas atrativas, diversificadas e contextualizadas.
Como nos ensina Bakhtin, gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica.
Considerando ser de extrema importância a utilização da diversidade textual nas salas de aula, para conexões entre as atividades discursivas propostas pela escola e a vida do aluno na sociedade, vê–se a utilização de gêneros textuais diversificados como uma forma de aproximar o discente das situações originais de ...
SUGESTÕES DE GÊNEROS TEXTUAIS PRÁTICOS:Bilhete,carta,anúncio,calendário,receita,agenda,etc. INFORMATIVOS OU CIENTÍFICOS:Entrevista,dicionário,texto histórico,notícia,etc.
Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, propomos a seguinte seqüência didática:
Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.
Dicas essenciais para escrever um bom texto
Como ensinar produção de texto para 2o ano Para ensinar o aluno a produzir um texto , com uma história com começo, meio e fim é deixar eles livres para criar e soltar a imaginação.
Ler atentamente o texto a comentar, pelo menos duas vezes. Desde logo, devemos assinalar todos os elementos do texto que nos ofereçam dificuldades de compreensão (vocábulos, referências concretas, conceitos complexos desconhecidos ou empregues em situações inesperadas).
Embora sua opinião seja respeitada e valorizada, os comentários locais não devem incluir opiniões sociais ou políticas. Use fóruns, como blogs ou redes sociais, para esses tipos de conversa. Escreva sobre sua experiência com o lugar, não opiniões genéricas com base em notícias recentes.