Como armazenar seu hidromel “Como o vinho ou o vermute, o hidromel vai oxidar assim que for aberto”, diz Paul Blumer, gerente de bar do The Rogue Gentlemen, um bar de coquetéis em Richmond, Virgínia. “Sempre mantenha na geladeira com uma rolha e tente termina-lo dentro de uma semana ou mais”.
Outra maneira prática para se interromper a fermentação é filtrar o mosto. Filtros de membrana com poros minúsculos retêm as leveduras, deixando o mosto livre do risco de refermentação. Porém, ao custo de retirar também alguns compostos aromáticos do vinho.
Voltando a questão da fermentação da tua cerveja, tu pode elevar um pouco (um grau por dia até a faixa dos 22-23) a temperatura de fermentação nesses próximos dias pra acelerar o processo e depois manter mais uns 3 dias assim pra realizar a fermentação secundária.
21 dias
Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) descobriram que o uso de luzes de LED pode acelerar a fase de fermentação na produção de cerveja, reduzindo o tempo gasto nesse processo de 15% a 20%, sem alterar a qualidade da bebida.
2 a 6 dias
Deixar o mosto fermentar na temperatura correta para a levedura utilizada vai fazer diferença no resultado da cerveja. De forma geral, o mosto deve ser mantido em local seco e escuro, com temperatura estável.
Os pães de fermentação longa costumam durar entre quatro e cinco dias.
Não respeitar o tempo de fermentação fará com que seu pão fique pesado e massudo. ... Se você se esquecer dele e deixar fermentando demais, seu pão pode virar um balão murcho e quando você fizer o corte, ele vai desabar. No caso do pão que não tem corte, ficará com a textura irregular.
A primeira é usar a água gelada. “Assim, a massa fica consistente. Se estiver morna, o manuseio vai ativar a fermentação antes do tempo”, afirma. Em segundo lugar, é importante deixar a massa descansar por, no mínimo, duas horas, tempo necessário para o crescimento.
A fermentação, que ocorre antes da maturação é feita em temperatura ambiente. Como vc vai fazer uma pilsen, a fermentação vai levar entre 3 e 7 dias. Após a fermentação, transfira o mosto para o recipiente onde vai ocorrer a maturação antes de transportar, pois o fermento decantado pode se misturar com o mosto.
O fermento natural estará pronto a partir do momento em que surgirem bolhas de ar na mistura. Isso mostra que a cultura de micro-organismos está viva e estabilizada, gerando boas quantidades de gases e ácidos.
A geladeira é muito útil, já que um bom pão requer tempo de fermentação, mas, ao fermentá-lo na geladeira, a baixa temperatura, esse tempo não é o nosso tempo. Você não precisa se preocupar com nada. Pode deixar que o seu pão fermente enquanto você forme, e ficará muito bom.
Resposta. O padeiro coloca um pouco da massa dentro de um copo d'água, quando a massa subir está pronta para assar. Além desta experiência, é costume cortar com as costas da faca um pedaço da massa: quando o corte desaparecer, a massa está pronta para ir ao forno.
A massa deve sair com uma temperatura entre 23ºC e 25ºC após a mistura dos ingredientes. Se ela sai com uma temperatura elevada, o pão começa a fermentar rápido demais. Usar qualquer líquido morno acelera a fermentação, o que não é bom para o pão, pois perde qualidade, aroma e sabor.
Quanto mais tempo de descanso e fermentação, mais macia vai ficar a sua massa. Então, se você armazenar na geladeira por 3 dias, é o tempo ideal que ela precisa para se desenvolver lentamente.
1)Para saber uma massa já cresceu o suficiente e se os pães já estão em condições de serem assados, realiza-se um teste: assim que a massa está pronta , faz-se uma bolinha com um pedacinho dela. Mergulha-se então essa bolinha em um copo cheio de água.
O pão massudo pode ser falta de sova. ... Se você não sova bem, consequentemente o pão não cresce bem pois a massa não fica elástica o suficiente, o glúten não se desenvolve para que os gases da fermentação ajam, e esses gases ficam presos.
Esses buracos podem estar relacionados à fermentação excessiva (diminuir o tempo); alta dosagem de fermento na massa (usar apenas a quantidade especificada); a quantidade de óleo ou de farinha durante a modelagem (empregar apenas uma quantidade mínima).
Para que sua massa cresça, você precisa dar ao fermento o que ele quer.
A água evapora com o calor do forno, o que deixa a massa crocante; com leite, ela fica escura e macia. 2. Quanto mais manteiga, mais quebradiça fica a massa. Use manteiga sem sal, gelada e em cubos, jamais cremosa, pois ela não dá estrutura à massa.
O principal problema com o seu método é o fato de deixar o pão crescer em temperatura ambiente por mais de 8 horas, o que quase sempre leva à impermeabilização. A impermeabilização geralmente significa que a formação de glúten foi esticada até seus limites e geralmente resultará no colapso da massa.
Deixar a massa descansar por pouco tempo A massa de pizza precisa de dois repousos para crescer. O primeiro, logo após o preparo da massa, deve levar em média de duas a três horas, tempo necessário para fermentar a levedura.
Faço massas de pizzas e pães há anos e já passei por situações em que a massa não cresce, normalmente por conta da temperatura. Quanto maior a temperatura, melhor o crescimento, quanto menor, mais lenta. ... A temperatura aqui onde moro, Petropolis, baixou bastante, como em todo o SUdeste. Minha cozinha não é climatizada.
Óleo. O óleo utilizado na produção da massa possui a capacidade de “lubrificar” o glúten, facilitando a expansão da massa. Pizzas que não utilizam o óleo como ingrediente possuem o volume total reduzido. Assim, o óleo aumenta significativamente o volume da massa, melhorando a sua textura e deixando a pizza mais macia.