A sua base ou infraestrutura seria o conjunto das relações de produção, ou seja, as relações de classes estabelecidas em determinada sociedade. ... A função da superestrutura é manter as relações econômicas que constituem a infraestrutura, reforçando assim os interesses coletivos da classe social dominante.
Significado de Superestrutura substantivo feminino Conjunto das instituições, das ideias, da cultura de uma sociedade (por opos. a infraestrutura, que é a base material, econômica da sociedade). Conjunto de construções que se sobrepõem a outras.
De acordo com a tese do materialismo histórico defende-se que a evolução histórica, desde as sociedades mais remotas até a atual, se dá pelos confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da "exploração do homem pelo homem". A teoria serve também como forma essencial para explicar as relações entre sujeitos.
O materialismo histórico buscou entender as relações entre o trabalho e a produção de bens materiais ao longo da história; ... O homem vai viver suas relações sociais segundo as relações econômicas, ele não tem autonomia.
As principais idéias desse materialismo consiste em que a oposição que se desenvolvia entre nobres e camponeses na Idade Média seria uma variante da mesma relação entre a burguesia e o proletariado; os trabalhadores deveriam conduzir um processo revolucionário incumbido da missão de colocar a si mesmos frente ao Estado ...
Os Três Tipos de Materialismo
Seguindo o raciocínio marxista, a História não é só narrativa, é todo o processo humano ao longo do tempo. ... Assim todo o conhecimento histórico é interdisciplinar para usar as palavras de hoje. Para construir o conhecimento histórico utilizamos várias formas de conhecimento.
Marxismo é um método de análise socioeconômica sobre as relações de classe e conflito social, que utiliza uma interpretação materialista do desenvolvimento histórico e uma visão dialética de transformação social. Assim, o sistema econômico e as relações sociais são chamadas de infraestrutura e superestrutura. ...
Na Sociologia, o Método Compreensivo foi desenvolvido por Weber e traz a seguinte ideia: a de que é possível conversar com outros campos de diferentes ciências, com o objetivo de se obter uma análise social.
O método funcionalista é um método de procedimento que consiste em analisar os diversos elementos que compõe uma sociedade como fossem integrantes de um corpo vivo.