EQST

Quais So Tipos De Resduos Biolgicos Infectantes Que Podem Ser Encontrados Nos Hospitais?

Quais são tipos de resíduos biológicos infectantes que podem ser encontrados nos hospitais?

Resposta. Esses "resíduos biológicos infectantes" são todos os resíduos que apresentam agentes biológicos. Desse modo, são matérias que tiveram contato com sangue, tecidos lesados e fluidos corporais dos pacientes. Como agulhas, utensílios cirúrgicos, bolsas de sangue.

Quais são os tipos de dispensação do lixo hospitalar?

Os resíduos hospitalares devem ser devidamente separados: materiais especiais, gerais e infecciosos. A Anvisa estabeleceu regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar. Essas regras vão desde sua origem até o destino final, abrangendo aterramento, radiação e incineração.

Quais são os lixos radioativos?

Chamamos de lixo nuclear aos rejeitos radioativos provenientes de hospitais, usinas nucleares, centros de pesquisas, entre outros. O material descartado é resultado da atividade com elementos radioativos tais como Urânio, por exemplo, que oferecem riscos à saúde do homem e também à natureza.

O que é lixo radioativo dê exemplos?

Como o próprio nome já diz, este material é resultado da atividade com elementos radioativos que emitem energia nuclear, como por exemplo, Urânio, Césio, Estrôncio, Iodo, Criptônio e Plutônio. Este lixo não pode ser reutilizado em razão dos isótopos radioativos, ou seja, não pode ser tratado como lixo comum.

O que precisa ser feito para diminuir a quantidade de lixo radioativo?

Nesses locais, o lixo nuclear deve ficar isolado por períodos que variam de 50 a 300 anos. Por sua vez, resíduos de alta radioatividade, como restos de combustível nuclear e rejeitos oriundos da extração de plutônio, devem ser colocados em piscinas de resfriamento junto aos próprios reatores das usinas.

O que é considerado lixo domiciliar?

Material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado. O lixo pode ser classificado como: Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, é composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc.

Como o lixo nuclear é produzido?

Lixo nuclear, também conhecido como lixo atômico, é proveniente das escórias radioativas produzidas durante o processo de fissão nuclear. Esse tipo de lixo é gerado nos reatores nucleares.

Qual destino deve ser dado ao lixo nuclear?

Os rejeitos de nível baixo e médio são guardados em depósitos provisórios ou permanentes. No Brasil, há depósitos provisórios em centros de pesquisa nuclear no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – o único depósito permanente fica em Goiás.

O que acontece com o lixo nuclear?

O contato com esses resíduos pode levar o surgimento de diversas doenças, o câncer por exemplo, e no pior dos casos levar à morte. Além do urânio, outros elementos radioativos que merecem destaque são: o plutônio, césio, estrôncio, iodo e o criptônio.

Quais os efeitos da poluição radioativa para os seres vivos?

A pior, a mais desastrosa e a mais devastadora forma de poluição é a poluição radioativa (ou nuclear), pois pode provocar morte imediata, deformações congênitas e câncer, dependendo da distância e da intensidade da fonte e também do tempo de exposição à radiação.

O que é lixo nuclear e como é o reprocessamento de combustível nuclear?

Os resíduos nucleares é o material indesejado e perigosamente radioativo que o combustível nuclear torna-se depois de ser utilizado num reator, para a produção de energia nuclear. O lixo, às vezes chamado de combustível irradiado, é perigosamente radioativo, e permanece assim durante milhares de anos.

Quais são os elementos radioativos naturais e artificiais?

Série radioativa Os elementos presentes nas séries naturais são os isótopos de: urânio, tório, rádio, protactínio, actínio, frâncio, radônio e polônio. Outros elementos que apresentam radioatividade, embora em mínima quantidade, na natureza são: trítio (hidrogênio com massa 3u), carbono-14 e potássio-40.