Os flavorizantes podem ser naturais (óleos essenciais extraídos de plantas e sabores naturais de frutas) ou artificiais (álcoois aromáticos, aldeídos, bálsamos, fenóis, terpenos, etc.). O acetato de benzila, por exemplo, é um dos componentes dos medicamentos com sabor artificial de cereja, abricô, pêssego e morango.
Os flavorizantes são substâncias (naturais ou sintéticas) que, adicionadas a um alimento, conferem-lhe um sabor característico. ... Nas frutas, temos a presença de açúcares (sabor doce), ácidos (sabor azedo), substâncias voláteis (ésteres, aldeídos, cetonas), etc.
Os flavorizantes, que também são conhecidos como saborizantes, são um conjunto de substâncias químicas que conferem, além do aroma, sabor para determinado alimento, e, assim como os aromatizantes, podem ser classificados como naturais e sintéticos.
Edulcorantes são substâncias que possuem poder adoçante maior que o do açúcar comum. Podem ser naturais ou sintéticos. Edulcorantes são substâncias orgânicas, de origem natural ou sintética, que apresentam como principal característica a capacidade de adoçar alimentos e bebidas.
sucralose
aspartame
Seu poder adoçante é apenas de 5 a 10% menor do que o açúcar branco, mas com menos 40% das calorias. O primeiro tem, em média, 4 calorias por grama enquanto o xilitol tem apenas 2,4.
O xilitol é extraído de fibras de frutas, vegetais e cogumelos. Acredita-se que ele é até 40% menos calórico do que o açúcar, ao mesmo tempo que tem um poder adoçante similar. ... Já a stevia, que é extraída de uma planta chamada stévia rebaudiana, tem um poder adoçante 300 vezes maior do que o açúcar.
Por ser natural, a frutose é o mais indicado para consumo, mas seu excesso pode causar aumento nos triglicerídeos sanguíneos e provocar cáries.