Existem dois ingredientes básicos na composição do shampoo: água — que compõe 80% do volume do cosmético — e detergente. É dele o poder de limpeza do couro cabeludo. Sem ele, o produto não conseguiria eliminar todos os óleos, a graxa e aquela sujeira que aparecem diariamente nos fios.
No espessamento dos shampoos e sabonetes líquidos o espessante mais utilizado é o Cloreto de sódio, Cloreto de sódio nada mais é do que o popular “sal de cozinha” que utilizamos todos os dias.
A função do shampoo é promover a correta limpeza do couro cabeludo e fios. Além, é claro, de preparar os cabelos para receber o tratamento. É legal frisar que a correta aplicação do produto pode fazer diferença para fios mais saudáveis e resistentes.
O condicionador dá emoliência e facilita o desembaraço O produto vai limpar as impurezas e resquícios de produtos que ficam impregnados na raiz e abrir a cutícula dos fios para receber os nutrientes.
De acordo com a profissional, a ordem de uso é a seguinte: “Primeiro, aplica-se o shampoo, depois a máscara, e por ultimo o condicionador”, esclarece, acrescentando que “não devemos usar o condicionador antes da máscara porque as cutículas do cabelo ficam abertas, e o condicionador tem a finalidade de fechar”.
O condicionador neutraliza essa situação, evitando o frizz. Se o cabelo estiver danificado, use máscara. Por ser mais concentrada, deve ser aplicada apenas uma vez por semana. ... Vale usar se o cabelo está muito ressecado e desestruturado, depois de descoloração, tintura ou alisamento.
Por exemplo, se os seus cabelos estiverem bem danificados, com uma aparência opaca, aspecto ressecado e cheio de pontas duplas, a máscara pode entrar no lugar do condicionador diário. Por outro lado, é importante ressaltar que, mesmo assim, esse tratamento profundo deve ser intercalado com o uso do condicionador.
Como o condicionador é um produto que possui um pH mais baixo, ele ajuda a fechar as cutículas, o que pode acabar interferindo na absorção dos nutrientes da máscara capilar e, por isso, não deve ser utilizado antes dela.
Sim, é importante lavar as madeixas para sua técnica ficar com um resultado ainda mais impecável. Prefira lavá-las com shampoo sem sal, pelo menos duas vezes antes do procedimento, para tirar o excesso de oleosidade. Sendo assim, seus cabelos vão receber todos os componentes da máscara concentrada escolhida.
Se você quer hidratar os fios, o ideal nesse momento é usar o creme de massagem. Porque o shampoo abre a cutícula do cabelo, deixando ele preparado para receber os nutrientes. Só depois vem o condicionador, para fechar a cutícula. A medida para os dois produtos também é o de uma "moeda" na palma da mão.
Confira os passos:
O soro fisiológico combate ao ressecamento dos fios, controla o ph dos fios, reduz o frizz e traz hidratação prolongada aos cabelos.
Condicionador. Passar o condicionador antes do shampoo é uma técnica que já tem até nome: lavagem reversa ou pré-poo – e muita gente aposta nela na tentativa de amenizar a oleosidade ou dar volume às madeixas (o que pode ser um tanto arriscado).
Após a lavagem dos fios e do couro cabeludo com shampoo, deve-se enxaguar bem com água para que todo o produto seja removido.
Nada de trocar o condicionador pelo creme para pentear Ele vai dar emoliência e maciez, selando os fios e deixando os cachos hidratados depois da lavagem. O creme para pentear, nesse caso, é um complemento, que vai manter a hidratação e dar o formato desejado aos cabelos.
Mito. De fato, permitir a ação do óleo nos fios enquanto você realiza outras atividades cotidianas ajuda a deixar o cabelo mais sedoso e macio ao longo do dia. Porém, dormir com o óleo no cabelo permite a proliferação de bactérias e fungos no couro cabeludo por deixar o ambiente úmido e abafado.