Segundo o autor, o Estado “concentra e expressa a vida social” e teria uma função moral a desempenhar: ele deveria assegurar o desenvolvimento de cada indivíduo, organizando seu ideário de vida. ...
A concepção de Estado para Karl Marx surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele, criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia.
O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente.
Estado é uma instituição social que desempenha várias funções para as quais uma delas é ser o principal elemento de coerção de uma sociedade politicamente organizada. Ele tem duas formas elementares, Estado Antigo ou Pré-Moderno e Estado Moderno.
Estado é um importante conceito tanto para Ciência Política, quanto para sociologia e cujo seu principal objetivo é garantir a coerção social por meio de seus mecanismos.
O conceito de Estado-nação refere-se à forma de organização dos governos dos Estados Modernos e às organizações sociais que se estabeleceram em torno deles. Um Estado-nação é constituído por uma massa de cidadãos que se considera parte de uma mesma nação. ...
Para ser reconhecido e respeitado entre os demais, um Estado busca a sua soberania, ou seja, busca ter plenos poderes para instituir e administrar as normas e leis que a sociedade deverá seguir em seu território. ... Quando ela ocupa um território e se organiza politicamente, denomina-se Estado-nação.
Estado: É a pessoa jurídica formada por uma sociedade que vive num determinado território e subordinada a uma autoridade soberana. ... Nação: Agrupamento humano, cujos membros, fixados em um território, são ligados por laços históricos, culturais, econômicos e lingüísticos.
O estado é uma comunidade politicamente organizada que ocupa um território definido é dirigida por um governo. ... E uma nação é o conjunto de indivíduos habitantes de um mesmo território que possuem leis e língua próprias.
No Brasil, a relação existente entre o Estado, Governo e Políticas Públicas é complexa. Neste sentido, emerge a necessidade de uma ampliação da presença do Estado, o qual amparado no princípio do bem- comum, deve se fazer presente em diversas áreas, suprindo lacunas sociais.
a) ( ) Todo país é um estado-nação . ... 03- TERRITÓRIO: É a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania; o território é delimitado por fronteiras políticas. O território de um país é formado pelo solo continental e insular (Cercado de águas, como uma ilha), o subsolo aéreo e o território marítimo.
As nações antecedem o Estado e tem um caráter mais subjetivo e humano. ... Já um país é uma designação geográfica que normalmente coincide com um Estado, mas existem estados e nações sem países, como os Cavaleiros de Malta (Estado sem país) e os ciganos (nação sem país), respectivamente.
As nações antecedem o Estado e tem um caráter mais subjetivo e humano. ... Já um país é uma designação geográfica que normalmente coincide com um Estado, mas existem estados e nações sem países, como os Cavaleiros de Malta (Estado sem país) e os ciganos (nação sem país), respectivamente.
Resposta: Estado é um conjunto de cidades em uma certa regiao. Ja a capital é uma dessas cidades.
Uma capital nacional ou, simplesmente, capital (do latim caput, capitis, "cabeça") é a cidade ou localidade onde reside o governo central, os ministérios e todos os organismos supremos da administração do Estado.
Na economia, capital é qualquer ativo capaz de gerar um fluxo de rendimentos ao longo do tempo por meio de sua aplicação na produção. ... O conjunto de bens duráveis necessários para a produção, como máquinas e equipamentos e as instalações de uma empresa, são chamados de bens de capital ou bens de produção.
Brasília
Brasília
O Distrito Federal é dividido em RAs (Regiões Administrativas). ... O Distrito Federal é formado pelo Plano Piloto, que engloba as asas sul e norte. As regiões centrais que formam a cidade de Brasília são a do lago sul, lago norte, setor sudoeste, octogonal, cruzeiro velho e cruzeiro novo.
21 de abril de 1960
Com a construção de Brasília o Brasil acabou acumulando uma grande dívida externa, o que trouxe sérios problemas para a economia do país. ... Brasília é um importante marco na história do país, assim como para a arquitetura do mesmo. Carrega a importância de ser o centro de onde são tomadas as grandes decisões para o país.
Além disso, tem a sua importância reafirmada ao ser o centro de onde emanam importantes decisões que afetam a vida de milhares de brasileiros. Sendo assim, misturando modernidade e política em suas origens, a capital torna-se um importante patrimônio a ser reconhecido por todos os cidadãos brasileiros.
Brasília é também a quinta concentração urbana mais populosa do Brasil. A capital brasileira é a maior cidade do mundo construída no século XX. ... Como capital nacional, Brasília abriga a sede dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) e 127 embaixadas estrangeiras.
Resposta. está localizada na região centro -oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como planalto central , Brasília representa um importante patrimônio a ser reconhecido por todos nos cidadãos brasileiros, a cidade que é capital do Brasil.