A força de atrito é uma força que se opõe ao movimento dos corpos. Ela pode ser estática, se o corpo estiver em repouso, ou dinâmica, para corpos em movimento. Quando queremos que um objeto entre em movimento, aplicamos uma força sobre ele (puxando ou empurrando), porém, nem sempre esse objeto move-se.
Essa situação se explica pela existência de dois tipos de atrito: o estático e o cinético. A força de atrito estático ocorre quando a força aplicada não é suficiente para mover o objeto. É aquela situação em que você empurra o guarda roupa e ele não se move.
Dependendo da superfície e do corpo, há dois tipos de força atrito: atrito estático e o atrito dinâmico. Note que a força de atrito será ligeiramente maior quando o corpo está a ponto de se deslocar (atrito estático) do que quando ela está em movimento (atrito cinemático ou dinâmico).
TRAÇÃO — Força de atrito que faz o veículo se deslocar, podendo ser dianteiro (quando as rodas da frente puxam o carro), traseira (em casos de pick-up quando carrega-se peso na parte de trás do veiculo) e também tem-se aqueles os quais são 4X4 podendo aderir a força às quatro rodas.
A maioria dos carros possuem motor na parte da frente. Esse veículos podem ter tanto a tração dianteira como a traseira. Carros com o motor na parte de trás, como o Fusca, sempre possuem sistema de tração traseira. Se estiver na transversal, é provável que o carro tenha tração dianteira.