A diferença entre a arquitetura Harvard e a de Von Neumann é que a primeira separa o armazenamento e o comportamento das instruções do CPU e os dados, enquanto a última utiliza o mesmo espaço de memória para ambos.
A memória RAM é lenta, e faz o processador “esperar” os dados serem liberados. ... A memória cache entra ai. Esta memória, embora seja bem menor em capacidade de armazenamento, é super rápida. Ela guarda alguns dados mais importantes, e usados mais frequentemente, ou por determinados programas, quando são executados.
Um registrador é um local interno à CPU, onde os dados que foram buscados na memória são armazenados. O registrador é um circuito lógico que tem a finalidade de reter a curto prazo um conjunto de bits.
O registrador ou registo de uma CPU (unidade central de processamento) é a memória dentro da própria CPU que armazena n bits. ... Lembrando que os registradores são circuitos digitais capazes de armazenar e deslocar informações binárias, e são tipicamente usados como um dispositivo de armazenamento temporário.
Os registradores da CPU rodam na mesma velocidade que o resto da CPU; caso contrário, seriam um sério gargalo para o desempenho geral do sistema. A razão disso é que praticamente todas as operações desempenhadas pela CPU envolvem os registradores de alguma forma.
Um ciclo de instrução (também chamado de ciclo de busca e execução ou ciclo busca-execução) é o período de tempo no qual um computador lê e processa uma instrução em linguagem de máquina da sua memória ou a sequência de ações que a CPU realiza para executar cada instrução em código de máquina num programa.
Ela faz isso através de consulta à memória ROM que existe dentro do processador, chamada microcódigo. Cada instrução que um determinado processador compreende possui seu próprio microcódigo. O microcódigo vai “ensinar” ao processador o que fazer.
Uma nova instrução é buscada da Memória para que possa ser decodificada. Nessa fase os registradores [PC] e [IR] são utilizados, como apresentados na seção anterior. O PC é logo lido para se saber que instrução será executada, essa instrução é trazida para o IR e, finalmente, é decodificada pela Unidade de Controle.
Para melhorar o desempenho do 486, a Intel resolveu usar o pipeline, uma técnica inicialmente usada em processadores RISC, que consiste em dividir o processador em vários estágios distintos. ... A instrução continua então sendo processada sucessivamente pelo segundo, terceiro, quarto e quinto estágios do processador.
Principais posts