valores abaixo do percentil 90 = normotensão; entre os percentis 90 e 95 = normal limítrofe; acima do percentil 95 = hipertensão arterial.
Para a maior parte dos adultos, considera-se que a pessoa tem hipertensão arterial quando a pressão arterial em repouso é consistentemente superior a 140/90 mmHg. Em crianças e idosos, os valores de referência são diferentes.
Os números da pressão arterial Quanto aos valores específicos, a faixa sistólica normal costuma variar entre 120 mmHg 140 mmHg. Por sua vez, o número diastólico normal deve estar entre 80 a 90 mmHg.
- Condição que o coração não está muito capacitado para manter as necessidades circulatórias do organismo, falha como bomba e não envia o sangue que recebe adiante. - Causas: Infarto agudo do miocárdio, aterosclerose, hipertensão arterial sistêmica, enfisema pulmonar.
De acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão resistente (HAR) é identificada em pacientes que, mesmo utilizando três ou mais medicamentos anti-hipertensivos (incluindo um diurético), apresentam uma pressão arterial não controlada.
Não se usa captopril associado com Losartana.
Captopril é uma medicação do grupo Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina. Losartana é do grupo dos Bloqueadores dos Receptores de Angiotensina II.
Como já foi dito o Captopril impede a sua formação, pois inibe a ação da enzima de conversão da angiotensina (ECA), com isso não há a conversão de angiostensina I em angiotensina II, enquanto que losartana impede o seu funcionamento através de antagonismo, uma vez que compete pelo mesmo receptor AT1 com a angiotensina.
Existem várias classes de diuréticos, sendo que os principais remédios indicados pelos médicos são clortalidona, hidroclorotiazida, indapamida, furosemida, bumetanida, espironolactona ou amilorida.