Saravá a vossa banda! Salve Senhores Exus, donos das encruzilhadas, cemitérios, caminhos, campos, matas, becos e lugares ocultos e perigosos do astral inferior! A vós que habitais o limiar entre as trevas e a luz, saudamos com respeito e devoção!
Solicito a vossa presença nesse momento ao meu lado, para que me auxilie diante as diversas dificuldades que me encontro. Peço que anule todas as magias negativas e ações malignas de espíritos trevosos e demoníacos que estejam me atingindo. Peço que liberte das trevas todos os meus protetores.
A Quimbanda trabalha com a complementariedade entre masculino e feminino, a representação do Exu Tiriri, corresponde ao par masculino da Menina da Praia. E a Pomba-gira Cigana, está relacionada a prosperidade material, sentimental e espiritual.
Há diversas falanges de Pombajira, como por exemplo: Rainha, Sete Saias, Maria Padilha (ligada a Nanã Buruquê), Maria Molambo, da Calunga, do Cruzeiro, Cigana dos Sete Cruzeiros, Cigana (ligada a Oxum), das Almas, 13, Maria Quitéria, Dama da Noite, Menina, Mirongueira, Menina da Praia (ligada a Iemanjá).
A Pombagira está sempre gargalhando para afastar o mal e espantar espíritos ruins. Gosta de oferendas relacionadas ao feminino, como batom, perfume, lenços e champanhe, fuma e bebe muito e seu vestuário é predominantemente vermelho e preto.