garfo
Estratégias e jogadas de xadrez infalíveis
Para obter a vitória no jogo de xadrez, é preciso dar um xeque-mate, ou seja, colocar o Rei adversário em uma posição na qual seja impossível ele escapar. O jogador que fizer isso primeiro vence a partida.
Existem 315 bilhões de maneiras possíveis de se realizar os quatro primeiros movimentos do jogo. Depois de 10 jogadas, o número de combinações possíveis a serem realizadas chega a exatamente incríveis 100.
Nas regras do xadrez moderno, um enxadrista não perde automaticamente quando fica com o Rei solitário e pode continuar jogando. Entretanto, um Rei solitário não pode dar xeque e muito menos xeque-mate, limitando-se portanto a buscar uma situação de empate.
O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a. Um Rei nunca poderá dar xeque a outro Rei.
O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo. ... Esses gestos são considerados opcionais segundo as leis do jogo. A sua movimentação consiste no deslocamento de uma casa na direção horizontal, vertical ou diagonal, desde que ela não esteja sob ataque adversário.
Cada peça se movimenta de maneira diferente:
O roque é o único movimento dentro do xadrez em que é permitido que o mesmo jogador mova duas peças em uma só jogada. É um movimento que envolve o rei, e uma das duas torres, além de algumas condições especiais.
PARTIDA TERMINADA A partida é ganha pelo jogador que, executando um lance legal, deu mate no rei do adversário. Isto termina a partida imediatamente. A partida é vencida pelo jogador cujo adversário declara que abandona.
5.
Xeque - mate
A captura é um tema comum em problemas de xadrez. A regra foi adotada no século XV, em conjunto com a regra que permitem aos peões o avanço de duas casas em seu primeiro movimento. A regra previne o avanço de um peão por duas casas sem o risco de ser capturado por outro peão.