Fato social é um conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir dos indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral. Segundo Émile Durkheim, pensador francês considerado clássico da sociologia, os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem sobre elas.
O conceito e as características do fato social Durkheim - compreendendo os fatos sociais como “Formas de sentir, pensar e agir – valores morais, crenças, normas, doutrinas” bem como suas características próprias (generalidade, exterioridade e coercitividade).
Comer ou dormir, por exemplo, não podem ser considerados fatos sociais, pois são características inerentes a todos os seres humanos. Pensar o fato social é também pensar o contexto cultural, os hábitos culturais e morais daquela sociedade como por exemplo: andar vestido.
Suicídio e anomia Para Durkheim, um fato social se torna patológico quando atinge grandes dimensões e ameaçam a sociedade. O crime (que pode ser definido como a transgressão da lei), por exemplo, é considerado um fato social normal já que é um fenômeno social observado em praticamente todas as sociedades.
É fato social toda maneira de agir,fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior;ou então ainda, que é igual na extensão de uma sociedade dada, aparentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter. (DURKHEIM, 1984a, p. 11).
O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.
Herdeiro do positivismo de Augusto Comte, Durkheim acreditava que os acontecimentos sociais poderiam ser observados como coisas (objetos), pois assim seria mais fácil de estudá-los. Ele propôs regras de observação e de procedimentos de investigação que fizessem com que a Sociologia fosse mais “científica”.
A tendência ideológica de Durkheim (1858-1917) era voltada para o conservadorismo. Desse modo, podemos entender que o autor defendia os bons costumes sociais e a família tradicional. Em seus estudos, ele sempre focou na Sociologia como uma ciência essencial para a compreensão dos fenômenos que ocorrem no campo social.
No pensamento durkeiniano a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc. ... É a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as ações individuais.
O objeto da sociologia, para Durkheim, são os famosos fatos sociais, que iremos explicar minuciosamente. Esses devem ser vistos pelo cientista social como “coisas”, facilitando o afastamento de pré-noções e tratando os seus objetos de estudo de maneira objetiva.
Para ele o sistema sociológico é baseado em quatro princípios fundamentais, são eles: 1) A sociologia é uma ciência que não depende das outras ciências humanas e sociais. 2) Os fenômenos sociais são os formadores da realidade social. 3) Nos fenômenos sociais também estão as causas dos fatos sociais.
O método marxista de análise social se baseia na elaboração de uma antítese, de uma tese e de uma síntese, formando com isso um círculo, até chegar o mais próximo da verdade.
4 – Todos os fatos sociais são exteriores aos indivíduos, formando uma realidade específica. Segundo Durkheim, o ser humano é um animal que só se humaniza pela socialização.
Este estudo analisa o postulado da neutralidade axiológica inerente à Sociologia Compreensiva de Max Weber a partir dos autores Theodor Adorno e Walter Benjamim, sendo esta uma das principais categorias empregadas por Weber na concepção da atividade de pesquisa e na construção teórica do seu objeto – a ação social.
Significado de Neutro adjetivo Que não toma partido em uma discussão, que não escolhe um dos lados; que não se posiciona nem a favor, nem contra; neutral. Que se comporta de maneira imparcial, analisando tudo sem omitir uma opinião tendenciosa: a advogada permaneceu neutra no debate sobre o divórcio.
Estar livre de interferências externas significa estar livre de valores sociais, ou, seja, ser neutra. Assim, a neutralidade é a base em que se assenta a reivindicação de autonomia.
O procedimento metodológico da ciência tendem a ser neutros quando tem em vista apenas a racionalidade cientifica, mas não em relação aos fins que orientam as pesquisas e nem quanto aos objetivos a que se destinam as descobertas.
Resposta. Resposta: O procedimento metodológico da ciência tendem a ser neutros quando tem em vista apenas a racionalidade cientifica, mas não em relação aos fins que orientam as pesquisas e nem quanto aos objetivos a que se destinam as descobertas.
Conhecimento científico: Preza pela apuração e constatação. ... Conforme esclarece a wikipedia, eu acredito que sim pois como todo e qualquer conhecimento que possamos ter, sempre será neutro e o que o torna diferente é o uso que possamos fazer desse conhecimento.
Não, por que a neutralidade é um mito. Desde a realização de um experimento há interesses políticos, econômicos, sociais... embutidos, não existe uma imparcialidade pois existe uma interpretação , que pode ser baseada por vários fatores influenciadores : religião, política, etc..