A maçonaria é uma associação que busca o aperfeiçoamento intelectual e social do homem, e que realiza seu intento dentro de uma estrutura que se organiza em ritos, estes são divididos escalonadamente em "graus". A divisão em graus foi herdada das guildas medievais.
Desde meados do século XIX, os historiadores maçônicos buscam as origens do movimento em uma série de documentos semelhantes conhecidos como Manuscritos Maçônicos, que datam de cerca de 1425 até o início do século XVIII.
Pondo na ordem de tradução: mens tantum regit molem in corpore: a mente dirige, rege toda a matéria no corpo. Sintetizando: O espírito é que dirige todo o corpo. Observações: a) Há quem afirme tratar-se de anagrama construído a partir das iniciais M.I.C.T.M.R.
Na Inglaterra, a primeira menção ao terceiro grau se dá em 12 de abril de 1725, nas atas da Philo-Musicae et Architetura Societas, uma sociedade de músicos londrinos, enquanto na maçonaria regular seria mencionado em 1727, nas atas da Loja Swan and Rummer (GUILHERME, 2012).