Osso compacto e osso esponjoso O osso compacto apresenta apenas massa sólida, já o osso esponjoso possui estruturas como feixes, denominadas espiculas e trabéculas. Nos ossos longos, as extremidades ou epífises são formadas por osso esponjoso revestido por uma delgada camada superficial de osso compacto.
Osso compacto: constituído de partes sem cavidades. Osso esponjoso: constituídos por partes com muitas cavidades intercomunicastes.
O osso esponjoso é o de menor peso, tem forma de grade, com espaços ósseos nos quais se encontra a medula óssea. Existe tanto a medula óssea vermelha - que produz grande quantidade de células do sangue - quanto a medula óssea amarela - que diminui a quantidade de células no sangue.
O tecido ósseo esponjoso apresenta pequenas fibras emaranhadas, que se assemelham a uma esponja. ... O tecido ósseo ou tecido ósseo compacto, diferentemente do tecido acima, não apresentar poros ou canais que se assemelham a uma "esponja". Possui apenas canalículos, que se intercomunicam.
Resposta. É exatamente assim. Para ele ter uma uma boa proteção, suporte e resistência o centro (diáfise) é compacto. Já as extremidades (epífise) servem de proteção para ossos, fixação dos músculos e além disso a porosidade serve para passagem sanguínea e tem ainda a nutrição como função.
O tecido ósseo primário, também chamado de imaturo, é o primeiro tipo de tecido que aparece em um osso e caracteriza-se por sua menor quantidade de minerais e uma organização irregular das fibras colágenas. O tecido ósseo secundário, também chamado de lamelar, aparece em substituição ao tecido ósseo primário.
c) O tecido ósseo é considerado plástico em decorrência da consistência gelatinosa da proteína colágeno que lhe confere alta compressibilidade.
Crescimento em comprimento O crescimento ósseo em comprimento ocorre nas epífises. Sob um microscópio, podem ser vistas cinco zonas de ossificação nas epífises. Zona de cartilagem de reserva - Esta zona, mais distante da diáfise, é caracterizada por condrócitos mitoticamente ativos dispostos aleatoriamente.
Zona de crescimento é quando ocorre todo o aumento no comprimento ósseo, ou seja o aumento da estatura. Sua função básica é a de síntese (formação) do tecido ósseo.
Nas lamelas as fibras colágenas estão dispostas paralelas umas em relação às outras. Além do sistema de Havers, na diáfise dos ossos longos, há lamelas circunferenciais externas, circunferenciais internas e intermediárias.
Uma das formas mais comuns de fazer o cálculo da idade óssea de um paciente é por meio do método de Bjork, Grave e Brow, em que é realizado um raio-X da mão e do punho do indivíduo. Também é comum o uso do método de Demirjian, que analisa um raio-X panorâmico da arcada dentária do paciente.
A idade óssea média dos meninos foi de 10,4±1,7 anos e das meninas, 11,7±1,8 anos, para o grupo estudado.
A idade óssea é uma maneira de descrever o grau de maturação dos ossos de uma criança. Durante o crescimento da pessoa desde a vida fetal até à infância, à puberdade e ao seu final como um adulto jovem, os ossos do esqueleto mudam de tamanho e forma. Essas mudanças podem ser vistas no raio-X.