A monografia A famosa monografia é um trabalho científico cujo objetivo é estudar de forma aprofundada um tema que seja relevante para a sociedade. Ela é elaborada com a ajuda de um professor orientador e deve seguir regras específicas de análise de dados, revisão bibliográfica e formatação.
De maneira geral, a expressão significa “escrita sobre um único tema”. Um trabalho monográfico envolve a exploração extensa de um assunto em particular, obedecendo a rigorosos padrões metodológicos.
Dedicatória: no caso de TCC e dissertações de mestrado pode-se a monografia a uma ou a várias pessoas. É comum dedicar à família, amigos e professores. Mas tome cuidados para não dedicar o trabalho a um número exagerado de pessoas.
Art. 23 - As Bancas Examinadoras do TCC compõem-se pelo/a professor/a orientador/a, que a preside, pelo co-orientador e por outros 2 (dois) membros, convidados pelo/a professor/a orientador/a e homologado pelo Coordenador do TCC. § 1º - Quando houver co-orientador, este será, obrigatoriamente, membro efetivo da banca.
Para quem pretende escrever uma monografia em pouco tempo é preciso se organizar e ter foco. Por exemplo, separar uma semana ou duas apenas para escrita da sua monografia e não se distrair com mais nada. No seu dia a dia, estabeleça horários para começar e um para terminar e não pare até que isto seja comprimido.
Para definir o melhor momento de começar o TCC, você precisa considerar o seu ritmo de produtividade e as necessidades da sua pesquisa. Algumas pessoas conseguem realizar um bom trabalho em apenas três meses de dedicação. Já outras, precisam de seis meses ou mais para conseguir concluir o projeto a tempo.
como fazer uma monografia num fim de semana
Para todo e qualquer estudante que não esteja familiarizado com os detalhes, pormenoridades, normas ABNT, noções de divisão de capítulos e toda a natureza do texto monográfico, deve mensurar aproximadamente dois meses para concluir adequadamente sua Monografia.
Em geral, o prazo estipulado pelas instituições é de um ano para um trabalho de iniciação científica ou para o desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso. Dissertações de mestrado e teses de doutorado têm prazos mais longos (mas nem tanto assim), variando de 2 a 5 anos.