A degeneração walleriana (DW) ocorre quando o axônio é submetido a injúria, seja ela traumática ou isquêmica, com degeneração do tipo centrífugo3.
Geralmente ela acontece por uma compressão mais intensa ou mais prolongada, das arteríolas e da drenagem venosa neural, causando um aumento da pressão intraneural suficiente para bloquear totalmente a passagem dos influxos de nutrientes através do axoplasma.
O procedimento é geralmente realizado sob sedação e anestesia local em centro-cirúrgico no sistema de hospital-dia, ou seja, o paciente vai para casa no mesmo dia do procedimento. A incisão é pequena e a sutura feita de modo estético.
É responsável pela inervação motora dos músculos iliopsoas, pectíneo, sartório e QFM, e também pela inervação sensorial cutânea da região anterior da coxa, da região medial da perna e da porção dorsal do pé.
Tratamento. – fármacos: analgésicos, anti-inflamatórios não-hormonais, pregabalina (Lyrica). Na gravidez, o tratamento deve ser conservador, pois a sintomatologia tende a desaparecer após o parto.
Parestesia significa um distúrbio de sensações (formigamento, picada, queimação, anestesia). A meralgia parestésica (MP) é descrita como uma síndrome clínica caracterizada por um distúrbio de sensibilidade e dor localizada na região anterior e lateral da coxa, área inervada pelo nervo cutâneo femoral lateral.
O formigamento acontece quando um nervo é pressionado ou falta sangue em alguma região do corpo – essa sensação pode ser apenas reação momentânea do corpo, geralmente por causa de um erro de postura, mas também sintoma de doenças graves, como a diabetes e a hipertensão ou até mesmo infarto ou AVC, como explicou o ...
Mas coxa dormente costuma ser meralgia parestésica que uma neuropatia relativamente comum e benigna. Mas como pode ser músculo dormente no sentido de fraqueza e ainda mais que persiste por 10 dias, tem uma gama de diagnósticos diferenciais que devemos fazer e alguns deles podem ser de doenças graves.
Bons exemplos são as frutas cítricas, como laranja, kiwi, abacaxi, beterraba, limão e iogurte. Os alimentos anti-oxidantes e anti-inflamatórios também são indicados, como castanhas, salmão, alho e cebola. Quando o formigamento é causado pela falta de vitaminas é recomendado o consumo de vitaminas A, B e D.