Resposta: É o Latim COGNOSCERE, “saber, conhecer”, de COM-, “junto”, mais GNOSCERE, “saber”, do Grego GIGNOSKEIN, “saber”.
Significado de Conhecer verbo transitivo direto Fazer com que alguma coisa seja inserida no conhecimento (memória) de alguém; passar a saber: conhecer as culturas indígenas; conhecer novas sociedades. Passar a ter consciência de: ela conhece bem as suas próprias limitações.
Yada yada yada é uma expressão que significa uma conversa vazia, apenas repetindo coisas já entendidas. Funciona de forma semelhante ao "blá blá blá".
É que a maior parte do Velho Testamento foi escrita em hebreu, em que a palavra “conhecer” (yo-day-ah) é usada em diversas situações diferentes, podendo significar “conhecer intimamente, de maneira próxima”.
A palavra grega TÉKNON significa "aquele que é filho pelo nascimento". ... Já a palavra HUIOS é usada para remeter aos filhos maduros.
A origem da palavra Curriculum vem do latim e seu significado é "curso de vida"; Ou seja, o curriculum mostra os principais acontecimentos profissionais da vida de uma pessoa. Na atualidade o currículo é utilizado quando alguém pretende se candidatar a um emprego.
A palavra curriculum vem do latim. E significa curso de vida.
Quanto à origem da palavra, currículo vem do latim “currere”, que significa rota, caminho. Representa, então, a proposta de organização de uma trajetória de escolarização, envolvendo conteúdos estudados, atividades realizadas, competências desenvolvidas, com vistas ao desenvolvimento pleno do estudante.
substantivo masculino Documento com os dados pessoais, a formação escolar ou acadêmica, a experiência profissional ou os trabalhos prestados por quem pretende se candidatar a um emprego, cargo etc.
Os tipos de currículos
Pensar em currículo para a Educação Infantil é pensar sobre a identidade dessas crianças, como elas aprendem, e como se desenvolvem assim como as necessidades e interesses desses pequeninos. Além disso, a construção do currículo deve passar pela questão que norteia as escolhas vinculadas à proposta Pedagógica.
Um dos pilares do currículo escolar infantil é proporcionar o autoconhecimento à criança, criando condições para a construção da sua identidade pessoal e cultural, a fim de formar uma imagem de si mesma e dos grupos aos quais pertence nas interações e brincadeiras vivenciadas na escola.
Na prática, o currículo deve conter as atividades educativas que irão compor as aulas, levando-se em consideração a rotina, os espaços e os materiais que a escola disponibiliza. Cabe ao professor, portanto, identificar como os campos de experiência podem ser manifestados em cada disciplina.
Entre os principais documentos encontram-se: os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN'S e a Lei de Diretrizes e Bases – LDB, reunindo os referenciais que direcionam o estado, município, escolas e professores para a consolidação da educação de qualidade. Unitermos: Educação.
Conheça, abaixo, cada um dos seis direitos de aprendizagem e entenda melhor como efetivá-los:
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dá um salto histórico ao reconhecer a Educação Infantil como etapa essencial e estabelecer seis direitos de aprendizagem para bebês e crianças de 0 a 5 anos.