Banquete despachado: oferendas para os orixás
Amalá ou Caruru: é comida-ritual do Orixá Xangô, Iansã, Obá e Ibêji. ... Axoxô ou Oxoxô: é a comida-ritual dos orixás Oxossi e Ogum, no Candomblé e na Umbanda.
A canjica branca ou ebô (ègbò) é a comida mais emblemática do candomblé. Intrinsecamente ligada à Oxalá, e todas as demais divindades fun-fun, é sem dúvida a mais versátil.
Banho de água de canjica amarela Este banho é excelente para ativar a energia do amor em seu coração, atrair o amor verdadeiro amor para sua vida, então, prepare-o com fé e carinho. Cozinhe também aproximadamente 250gr de canjica amarela na panela de pressão com uns 02 litros de água. Deixe amornar.
Modo de preparo da oferenda e banho de Oxalá Você deve separar a canjica, aproximadamente meia xícara de chá de canjica branca crua, e deixar de molho em água da noite para o dia. No dia seguinte, colocar a canjica na panela e levar ao fogo com aproximadamente 4 a 5 litros de água.
Meu Pai Oxalá! Peço a Vós neste dia, a sempre proteção e paz para mim e minha família, contra todas as maldades e contra todos os perigos deste mundo. Dai-me a luz da vida necessária para seguir o meu caminho, conceda-me paz, positividade e saúde, para que possa cumprir minha missão nesta vida.
Ele é que era o valente. Quem resolvia tudo era ele. Xangô Baru era muito destemido, mas, quando ele comia quiabo, que ele gostava muito, lhe dava muita lombeira.
Ele que tanto gosta de fartar-se de boa comida. Nunca mais pode Xangô comer em prato de louça ou porcelana. Nunca mais pode Xangô comer em alguidar de cerâmica. Xangô só pode comer em gamela de pau, como comem os bichos da casa e o gado e como comem os escravos.
1. Nomes de Exús da falange de Xangô na Umbanda