Termo é a palavra considerada de acordo com a função sintática que exerce na oração. Também conhecidos como termos "fundamentais", são representados pelo sujeito e predicado nas orações.
Significado de Transitivo Gramática Diz-se dos verbos e dos nomes que se fazem acompanhar de complemento: comprar uma casa; fidelidade aos amigos.
Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.
Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. Carlos ofereceu.
Verbo intransitivo é o verbo que apresenta sentido completo, isto é, não precisa de complementos verbais - termos que completam o verbo por meio de preposição (objeto indireto) ou sem preposição (objeto direto).
verbo transitivo indireto e transitivo direto Sentir necessidade de; necessitar ou carecer: ele sempre precisava de dinheiro; se precisava alguma ajuda, ninguém aparecia. ... verbo transitivo direto Fazer uma indicação de modo perfeito; expressar com precisão: o governador precisou as metas de governo.
O predicativo pode ser representado por várias classes de palavras: nome, adjetivo, pronome, numeral,uma oração subordinada. Exemplos: «Os alunos estão atentos.» ... Assim, em «Aquele carro é meu», aquele carro é o sujeito, é meu, o predicado, e meu é o predicativo do sujeito selecionado pelo verbo copulativo ser.
Grata. Os verbos ser e estar são sempre intransitivos. Para compreendermos esta intrasitividade, é preciso termos a noção do que é isso de verbo transitivo e de verbo intransitivo.
Aquele que, num navio ou avião, não faz parte da tripulação. adjetivo Que passa rapidamente, de curta duração; breve, momentâneo. Que não tem importância; insignificante, leve, pequeno: foi um erro passageiro.
A concordância verbal se dá sempre entre o verbo e o sujeito da oração. No caso do verbo ser, essa concordância pode ocorrer também entre o verbo e o predicativo do sujeito. a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural. ...
e) Quando o sujeito indicar peso, medida, quantidade e for seguido de palavras ou expressões como pouco, muito, menos de, mais de, etc., o verbo ser fica no singular. Exemplos: Cinco quilos de açúcar é mais do que preciso. Três metros de tecido é pouco para fazer seu vestido.
a) O verbo "ser" está no plural porque quando há uma porcentagem no sujeito da oração e esta é seguida do substantivo, o verbo deve concordar com o próprio substantivo. ... Se nos casos acima a porcentagem não fosse seguida de substantivo, o verbo concordaria com o numeral.
O verbo ser é um verbo extremamente irregular que, quando conjugado, apresenta alterações tanto no seu radical como nas suas terminações. Apresenta diversos radicais distintos: eu era, eu fui, eu serei.