Procura o primeiro pavimento, a partir da base do pilar, onde o pilar está travado na direção B; Calcula o comprimento de flambagem na direção B como sendo a distância entre os dois níveis (considerando a elevação dos pilares nesses dois lances);
A flambagem acontece quando a peça sofre flexão tranversalmente devido à compressão axial. A flambagem é considerada uma instabilidade elástica, assim, a peça pode perder sua estabilidade sem que o material já tenha atingido a sua tensão de escoamento.
Ela é um tipo de fenômeno que acontece nas peças chamadas de esbeltas, quando essas são submetidas a um esforço de compressão axial. As peças esbeltas são aquelas em que a área de seção transversal é pequena, de acordo com seu comprimento. Sendo assim, a flambagem é como uma instabilidade elástica no pilar.
O índice de esbeltez dos pilares é um parâmetro que busca avaliar o quão suscetível a barra comprimida é em relação ao efeito de flambagem. Esse índice consiste basicamente em uma medida mecânica que permite determinar a facilidade que um determinado pilar tem de se encurvar.
O índice de esbeltez do pilar depende do seu comprimento de esbeltez (le), que nada mais é do que o comprimento “livre” do pilar, ou seja, o comprimento entre elementos que possam travar o pilar (como vigas, por exemplo) e depende também das características da seção transversal do pilar (inércia e área).
substantivo feminino Característica ou particularidade daquilo que é esbelto; que tende a ser elegante e gracioso; esbelteza.
Os pilares de extremidade (Figura 1.
Pilares de canto – Conforme o nome, estão posicionados na aresta ou no canto dos edifícios. De flexão oblíqua, são solicitadas por cargas concentradas verticais e momentos fletores MA e MB nas duas direções (eixo x e y). São considerados também como pilares laterais em duas direções.
O dimensionamento de pilares de concreto armado é abordado pela norma NBR 6118/2014 ("Projeto de estruturas de concreto - Procedimento) em seu item 15.
1. Qualidade de excêntrico. 2. [Figurado] Originalidade, extravagância.
A NBR 6118 faz um controle de requisitos para manter a qualidade da estrutura de concreto. ... Entre essas medidas, a norma determina que as partes envolvidas na obra devem discutir e aprovar as decisões sobre a estrutura.
A NBR 6118:2014, limitou a dimensão mínima dos pilares em 14 cm, diferente da versão anterior que previa pilares com até 12 cm de espessura. A área mínima de 360 cm² e o coeficiente de majoração das ações , permanecem conforme versão 2007.
1) Para quais tipos de concreto a NBR 6118/03 se aplica? A NBR 6118/03 se aplica a estruturas com concretos convencionais, com massa específica seca maior que 2.
1.
Taxa de armadura máxima O item 17.
360 cm²
Vigas e Pilares em concreto armado, Fck 25Mpa, incluindo concreto em si, armaduras e formas. Vigas e Pilares em concreto armado, Fck 25Mpa, incluindo concreto em si, armaduras e formas. Localização: Projeto deve indicar o local onde está sendo utilizado o produto especificado.
Atingida a carga máxima, é necessário dividi-la pela área do topo de prova em cm². Com isso, teremos um valor em kgf/cm², que deve então ser dividido mais uma vez por 10 para se atingir o Fck do concreto em MPa.
O melhor lugar para encontrar a definição do que é o Fck é na norma NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto. A norma diz que o Fck é a resistência característica à compressão do concreto aos 28 dias de idade. Na maioria dos casos, a unidade utilizada para o Fck é o MPa (megapascal).
Para a execução de piso de concreto, a escolha do material recomendado de acordo com a sua utilização que será destinada ao pavimento, pode variar entre concreto usinado do tipo FCK 25, 30, 35 ou 40, variações estas que correspondem à unidade de medida MPa (Mega Pascal), utilizadas para aferição da resistência do ...
conforme a ABNT NBR 8953. O concreto estrutural deve ter resistência característica à compressão aos 28 dias (fck) mínimo de 20 MPa para estruturas em concreto armado podendo chegar até 90 MPa.
Não existe só um traço de concreto, mas sim vários, e todos dependem do que você está construindo e de onde vai ser a aplicação. Por exemplo, para fazer uma fundação, o traço de concreto é de 5 latas de 18L de areia, 6 latas da mesma medida e meia de pedra e 1 lata e meia de água para cada saco de cimento.
Concreto FCK 20 No meio urbano é muito utilizado para concretar um tipo de fundação, a hélice contínua. Também sendo utilizado para concretagens simples, sem fins estruturais.