A descrição de cargos traz a maneira como cada cargo é estruturado dentro da companhia. Detalha o conjunto de atribuições que o ocupante deve desempenhar, como as tarefas devem ser desempenhadas, a quem o profissional deve se reportar e o nível de autonomia que a pessoa tem na organização.
O planejamento e administração de cargos e salários, deve-se dar importância à elementos, como função, cargo, descrição do cargo, requisitos, valor relativo e absoluto, estrutura de cargos e mercado de trabalho, para que se possa estabelecer de forma coerente, a especificidade de cada cargo/função.
O plano de cargos e salários consiste na definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e, consequentemente, os seus respectivos níveis salariais. ... O plano também fortalece o clima organizacional da empresa e ajuda o RH na hora da tomada de decisões.
O plano de cargos e salários é um dos principais elementos do RH. Ele corresponde à estruturação hierárquica das posições, bem como às suas responsabilidades. Também é esse documento o responsável por definir os pagamentos para cada atividade, de acordo com as suas características.
O Plano de Cargos e Salários é uma ferramenta utilizada pelas empresas que oferece uma série de benefícios, tanto para os colaboradores quanto para si própria. Quando bem implementado, ele melhora a motivação dos colaboradores, otimiza os subsistemas do RH e contribui com o desenvolvimento do negócio.
Ao implementar uma promoção horizontal ou uma promoção vertical, tanto empresa, quanto colaborador precisam analisar as opções e benefícios de cada uma e identificar qual delas é a mais viável, tanto para o crescimento do profissional, quanto para uma melhor gestão e entrega de resultados.
Promoção vertical é um modo de promoção que foca na evolução do nível hierárquico de um colaborador em determinada área, ou seja, promovendo-o para o cargo diretamente superior.
CONCEITO: Progressão é a mudança do servidor da referência em que se encontra para a imediatamente superior. Quando a mudança ocorrer dentro da mesma classe, denomina-se Progressão Horizontal e quando implicar mudança de classe, denomina-se Progressão Vertical.
Já com a carreira vertical, o profissional foca em um único caminho e se especializa cada vez mais, para dominar todas as especialidades com excelência. O colaborador, neste caso, deve se concentrar em sua área de atuação, tornando-se referência no campo específico e, quem sabe, assumir cargos de chefia ou gerência.
Carreira em linha Nesse modelo de plano de carreira, é muito difícil mudar de área. Os cargos e níveis hierárquicos são padronizados. Em muitos casos, as promoções são automáticas, em função do tempo de serviço. Isso ocorre, por exemplo, no serviço público e em instituições militares.
Estrutura da Carreira. A Carreira - USP é constituída por um conjunto de funções, de natureza e trabalho assemelhados, organizados hierarquicamente segundo diferentes níveis de complexidade, responsabilidade, competência e escolaridade. ... Três Faixas: I, II e III, que caracterizam o grau de complexidade de uma função.