Sintomas
A quantidade de urina que fica após a micção é chamada de volume residual pós-micção. Se este volume for maior do que cerca de metade de uma xícara (levemente maior em idosos), é feito o diagnóstico de retenção urinária. Os médicos fazem um exame físico, normalmente incluindo um exame retal.
O resíduo urinário pós-miccional é a quantidade de urina que fica na bexiga imediatamente depois da micção.
A bexiga hiperativa costuma ser uma das principais causas por trás do problema, mas o médico urologista precisa afastar primeiro outros fatores que podem estar relacionados com a vontade excessiva de urinar, como: inflamações e infecções de urina, cálculos (pedras) no trato urinário, crescimento benigno da próstata ( ...
O que fazer: Para diminuir a frequência urinária, uma possibilidade é praticar atividades físicas, isso porque os exercícios ajudam a eliminar o excesso de líquidos acumulados no organismo. Além disso, é recomendado diminuir o consumo de bebidas com cafeína e de refrigerantes, principalmente.
Alguns remédios caseiros podem ser usados para tratar as pedras nos rins como, por exemplo, tomar o chá de quebra-pedra ou chá de hibisco, pois possuem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias que combatem a inflamação causada pela passagem destas pedras pelo trato urinário.