Utilizando uma forma simples de medir o tempo de reverberação, com um balão e um sonômetro, pode-se identificar a curva de decaimento sonoro do ambiente. A partir disso, basta ajustar o layout e selecionar os materiais acústicos necessários para atingir o conforto desejado.
Podemos considerar que o tempo de reverberação é o tempo em que o som se apresenta audível em um determinado local, que pode ser uma sala de aula, um auditório, um teatro, um cinema, enfim, qualquer lugar que possa sofrer influência sonora. Essa questão é bem comum em salas de aula.
O tempo de reverberação (TR) é uma característica acústica de ambientes fechados que determina o quão rápido o som emitido por uma fonte sonora decai dentro de uma sala. O TR é obtido através de modelos matemáticos ou através de medições com um analisador de tempo de TR.
O tempo de reverberação (RT) é o tempo que o nível de pressão sonora leva para diminuir em 60 dB, após uma fonte de som ser abruptamente desligada. A RT60 é, portanto, uma abreviação comumente usada para tempo de reverberação.
R(dB)=13.
Os níveis sonoros em interiores devem ser medidos em pelo menos três posições: a 1.
Você talvez já tenha feito o teste de aplausos para avaliar a acústica de algum estúdio de gravação: consiste em entrar na sala e bater palmas para testar rapidamente o som de cada canto da sala, ou seja, testar a acústica do home studio.
Caso as características tonais e impulsivas sejam observadas em todo o período de ocorrência do ruído particular, o nível de avaliação é calculado de acordo com a equação 8: LAr= LAeq,T + K1 + K2 equação 8 onde, K1 = 3dB, se o ruído for tonal; K2 = 3dB, se o ruído for impulsivo.
Como fazer a medição?
Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB), com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. O limite de tolerância para ruído de impacto será de 130 dB (LINEAR).
Dosimetria individual, ou dosimetria pessoal, é um procedimento de proteção radiológica que visa preservar a saúde de trabalhadores e minimizar os riscos derivados do uso de radiações ionizantes.