Seque ervas macias num forno a baixas temperaturas. Você pode empilhar até 5 camadas de folhas se precisar, alternando papéis toalha e ervas. Deixe-os no forno, em uma forma, na menor temperatura possível. Elas podem levar até 8 horas para secar. Vire o botão do forno apenas o bastante para que a luz ligue.
Desidratar as folhas e estocar na cozinha é muito simples: basta colher alguns ramos e colocar à sombra sobre uma superfície limpa. Com o passar do tempo ele perde a água e muda a cor da folha para um verde menos intenso.
Modo de fazer: Lave bem as folhas escolhidas, seque e coloque-as dentro do recipiente. Cubra a folha com a soda cáustica. Deixe assim até que a parte verde da folha se vá e sobre somente as nervuras secas. Pode demorar cerca de um ou dois dias.
Primeiro você precisa completar o processo de desidratação normalmente, como já explicamos anteriormente. Lembrando que essa etapa leva em torno de 2 semanas em média. Com as suas folhas já desidratadas, passe sobre elas cuidadosamente, uma leve camada de cola de decoupagem. Espere secar e passe do outro lado da folha.
Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.
Pressionando as folhas O velho truque de colocar as folhas ou flores dentro de um livro pesado realmente funciona. Coloque-as entre papel toalha para secar mais rápido e não danificar o livro. O processo pode levar alguns dias, até semanas, e o material ficará achatado.
Envolva as folhas frescas entre toalhas de papel. Esse é um bom método para secá-las, mas saiba que elas devem acabar desbotando um pouco. Coloque-as sobre duas toalhas de papel e cubra-as com uma camada extra de toalhas. Escolha folhas frescas e recém-caídas.
Não existe segredo para iniciar a compostagem com folhas secas, basta deixar que elas se amontoam sobre o solo. A natureza se encarrega de fazer todo o processo. Como já dissemos, o tempo do processo é longo. Quanto maior a quantidade de celulose de uma folha, mais demorado será o seu tempo de compostagem.
Comece a colar as folhas sobre o vidro e imediatamente passe uma leve camada de cola de decupagem sobre ela. Cubra toda a superfície do vidro com as folhas e cada folha com cola de decupagem. Depois de secas passe uma segunda demão e deixe secar bem.
Forre uma superfície plana e lisa com folhas de jornal, papelão ou outro material absorvente. Espalhe bem as plantas sobre esta superfície, de maneira a garantir boa circulação de ar, especialmente entre as hastes, onde há maior acúmulo de umidade. Deixe secando e evite o excesso de manuseio.
Para fazer cordão de folhas secas você irá precisar de:
Elas também podem dar formas a enfeites modernos e com personalidade. Uma possibilidade é colar as folhas secas em pote de vidro e colocar uma vela dentro. O efeito fica bastante bonito. Outra opção com vela é envolvê-la com folhas secas amarradas com uma fitinha.
Ponha os maços em um local fresco e seco, onde elas não sejam perturbadas. Pendure-os no arame usando o fio, de forma que eles não fiquem tortos. As flores secarão na mesma direção que estão penduradas, tente garantir que todos os botões estejam virados para o chão. Aguarde de 2 a 4 semanas para uma completa secagem.
Flores secas para decoração: onde comprar?
Como secar flores?
Depois das flores e folhas distribuídas, coloque uma folha de papel mata-borrão, 3 folhas de jornais e mais uma folha de papel mata-borrão, para colocar a próxima camada de flores e folhas. Repita esse processo até que fique numa altura em que dê de colocar a outra tábua e parafusá-la com a debaixo.
O que você pode fazer é desidratar lentamente, pendurando o buquê talos para cima em local sombreado e fresco e aguardar que a natureza haja. Este é o melhor método para manter as cores. Pode-se fazer isso pendurando dentro da geladeira, mas o tempo é longo de qualquer forma.
Coloque as flores preparadas entre duas folhas de papel-manteiga. Esse material é usado para absorver o excesso de umidade das flores enquanto elas secam. Organize as flores para que nenhuma das pétalas, folhas ou caules se sobreponham. Caso você não tenha papel-manteiga, pode usar filtro de café para o mesmo efeito.
Pendure o girassol em um lugar seco e escuro. Por fim, ponha cada girassol em um armário ou outro lugar escuro. Também dá para desidratar os girassóis em um vaso. As pétalas vão ficar ainda mais bonitas quando se curvarem. O lugar em volta ainda precisa estar escuro e seco.
O processo de secagem das flores é bem simples. Basta amarrá-las a uma fita plástica ou arame flexível e pendurá-las viradas para baixo, de preferência em um armário escuro. Estarão no ponto certo dentro de duas ou três semanas.
Acomode na parte superior do livro um tijolo ou qualquer outro elemento pesado. Deixe que as flores sequem durante uma semana antes de as verificar. Nesse momento é possível que deseje substituir o material absorvente. Deixe-as de duas a três semanas para uma secagem completa.
Coloque uma rosa a cada 3 mm entre as páginas do livro. Feche o livro e ponha peso usando mais livros ou outros itens pesados. Deixe as flores secarem por mais ou menos uma semana antes de dar uma olhada nelas. Troque o papel absorvente toda semana e deixe as rosas secarem por até três semanas ou mais.
Retire toda a folhagem em excesso do caule e corte-o no comprimento desejado, sem deixá-lo muito comprido. Para preservar a cor das flores, é importante evitar qualquer entrada de luz solar no ambiente depois de apará-las. Encontre um local seco, com sombra e circulação de ar, como um armário em desuso.
Como secar flores no forno