O federalismo é um sistema de poder e de tomada de decisão compartilhados entre dois ou mais governos livremente eleitos, com autoridade sobre as mesmas pessoas e a mesma área geográfica, já o unitarismo prega a maior centralização de poder, ou seja, o unitarismo valoriza mais a centralização de poder em um só ser ...
cidade do Rio de Janeiro
15 de novembro é uma data importante no Brasil, pois nesse dia comemora-se a Proclamação da República. Esse evento aconteceu em 1889 e foi resultado da mobilização do Exército e de republicanos civis contra a monarquia instalada no país desde 1822.
Resposta. Resposta: Resultado de um levante político-militar que deu inicio à República Federativa Presidencialista. Fica marcada a figura de Marechal Deodoro da Fonseca como responsável pela efetiva proclamação e como primeiro Presidente da República brasileira em um governo provisório (1889-1891).
Por que um regime de governo que vinha sendo adotado há tanto tempo no Brasil já não servia mais? Vários foram os motivos, mas o principal foi a restrição à participação popular nas decisões políticas. O dia 15 de novembro de 1889 marcou o fim do império e o início da república no Brasil.
Nas últimas décadas do século 19, o regime monárquico passou a ser seriamente contestado devido a questões sociais, econômicas, religiosas e militares. ... Uma das questões que mais enfraqueceu o regime perante seus críticos foi a chamada “questão servil”, referente à abolição da escravidão.
Aos poucos, os militares foram se colocando contra a Monarquia, aproximando-os daqueles que já levantavam a bandeira da República. A abolição da escravidão, em 1888, foi o golpe de misericórdia. ... Assim, no dia 15 daquele mês, sob a liderança do marechal Deodoro da Fonseca, o Brasil passou da Monarquia à República.
Desde 1889, o Brasil é uma república presidencialista, mas, entre 1822 e 1889, o Brasil foi uma monarquia, sendo governado por dois imperadores. A monarquia brasileira foi adotada como forma de governo logo após a independência declarada por d. ... Pedro I que foi coroado imperador em 1822 e abdicou do trono em 1831.
A monarquia foi a forma de governo adotada no Brasil desde a Independência, que aconteceu em 7 de setembro de 1822. Até o dia 15 de novembro de 1889, o Brasil foi uma monarquia e, ao longo desse período, o nosso país possuiu dois imperadores, d. Pedro I (Primeiro Reinado) e d. Pedro II (Segundo Reinado).